Na realidade, ambos funcionam de maneira praticamente igual. Tanto na geladeira quanto nos aparelhos de ar condicionado, o frio é conseguido por meio de um gás, chamado de gás refrigerante. Este gás é bombeado por um compressor (o chamado "motor" da geladeira). ... O gás então circula para uma peça chamada evaporador.
Ele pode ter uma vida e de quinze, vinte anos, mas também pode ter uma vida e de oito nove a vez até menos ele satura a sílica.
O gás liquefeito de petróleo (GLP), também conhecido como gás de cozinha, não pode ser usado como fluido refrigerante em equipamentos de refrigeração. Para essa utilização, são indicados apenas os hidrocarbonetos isobutano (R600a) e propano (R290).
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com R410A e que a carga seja feita na fase líquida.
Utilize manifold exclusivo para R410, porque há manifold com outras especificações de gás, mas não é aconselhável utilizar o mesmo equipamento para outros gases. Não pode fazer mistura de gás R22 com gás R410A, pois o gás se estraga e não funciona direito dentro do sistema do aparelho de ar condicionado.
Passo a passo da carga de gás no ar-condicionado Split
Passo a passo: como Recolher o Gás
Se o seu aparelho está emitindo sons como assobios, esse é um sinal que podem haver furos ou rachaduras na tubulação. São nesses tubos de cobre que o gás circula no sistema de climatização e, quanto maior o dano, maior será o barulho.
“Apesar disso, os fabricantes de veículos recomendam que o fluido seja reciclado a cada cinco anos, porque a circulação é feita, em sua maior parte, através de mangueiras de borracha que podem contaminá-los com o passar dos anos”, conclui Arantes. Vazamentos no sistema também podem exigir recarga do sistema.