O congelamento consiste em reduzir a temperatura do alimento (geralmente a -18 ºC), com a consequente cristalização de uma parte da água e alguns dos solutos. ... A temperatura de congelamento é geralmente de -23,3ºC ou menor, mas pode variar entre -15 e -29°, sendo o tempo necessário de 3-12 horas.
O congelamento de preços é a fixação temporária de um preço máximo legal instituído pelo Poder público. Normalmente, os governos o utilizam para garantir que os consumidores tenham maior acesso aos bens e serviços, mesmo em situações de escassez.
A carne bovina, diferentemente do frango, ovinos e suínos, perde muito suco no descongelamento, portanto prefira a carne resfriada.
Como acertar na carne resfriada "Isso quer dizer que o animal era muito magro ou que não era bem tratado", explica o chef. O ideal é buscar a peça com a gordura mais firme e inteira, sinais de uma carne para churrasco de maior qualidade. Já nos cortes baixos, como a fraldinha, a gordura não é bem-vinda.
Em média, você pode manter a carne resfriada por até três dias ou 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo. Agora, em outros casos, acondicione a peça em recipiente hermético ou em saco plástico adequado. Nunca deixe a carne exposta no refrigerador, sob o risco de contaminação.
As carnes, mesmo congeladas ainda possuem um tempo de validade. Quando congeladas em pedaços, possuem cerca de 8 meses de validade. Já quando congeladas em bifes ou cortadas, possuem cerca de 6 meses. A carne moída, independente de seu corte possui o prazo de validade de até 3 meses.
3 meses
Armazene em potes de vidro ou em embalagens próprias para congelamento. Congele porções de cerca de 250g. Pode ser conservada no freezer por até 3 meses. Pode descongelar diretamente no fogo ou no micro-ondas.