Basta inserir um dedo no aparelho, navegar manualmente pela tela digital e, pronto: seus sinais vitais aparecerão no painel. O sensor detecta as alterações nos níveis de oxigênio ao monitorar os sinais luminosos gerados pelo oxímetro e refletidos pelo sangue por meio do tecido do dedo.
O Oxímetro de dedo é um equipamento médico que mede de modo indireto a quantidade de sangue que está transportando no corpo. O monitor do aparelho exibe a porcentagem de hemoglobina arterial.
Oximetria é um exame que permite medir a saturação de oxigênio do sangue, ou seja, a porcentagem de oxigênio que está sendo transportada na circulação sanguínea.
Para adultos, a escala normal do SaO2 é 95 - 100%. Um valor mais baixo de 90% é considerado a baixa saturação do oxigênio, que exige o suplemento externo do oxigênio.
Entre as consequências mais comuns estão as sequelas motoras ou distúrbios de fala permanentes, demências, perda de funções, perda da visão, perda de memória. Entre as sequelas mais graves está o coma vigil, no qual o cérebro pode passar anos sem responder a estímulos.
O sangue é fornecido para o cérebro por meio de dois pares de grandes artérias: As artérias carótidas internas, que levam o sangue do coração ao longo da frente do pescoço.
O sangue é fornecido para o cérebro por meio de dois pares de grandes artérias: As artérias carótidas internas, que levam o sangue do coração ao longo da frente do pescoço. As artérias vertebrais, que levam o sangue do coração ao longo da parte de trás do pescoço.
A veia direciona ao coração todo o sangue que sai da perna e, se o ferimento não for estancado, a pessoa pode morrer em até 20 minutos.