nº____________________ e CPF nº__________________________ residente à Rua: ____________________________________________, nº________, bairro ______________ na cidade de _________________________________ declaro para os devidos fins que cedo o meu imóvel à Rua: ______________________________________, nº________, bairro ...
Embora a escritura pública de bens imóveis garanta à pessoa que está adquirindo os direitos sobre o bem que era do vendedor, apenas após o registro da escritura no Registro de Imóveis, no qual o imóvel está registrado, a propriedade é transferida definitivamente.
A função de um cartório de registro de imóveis é bastante simples: realizar o arquivamento do histórico completo dos imóveis, registrando todos os dados de propriedade de maneira segura e autêntica. Dessa maneira, qualquer pessoa que precise de informações de um imóvel, tem um lugar confiável e seguro para consultar.
A Lei[2] autoriza a transferência do financiamento para outra pessoa, mas desde que com EXPRESSA AUTORIZAÇÃO DO BANCO, o que significa que o novo comprador, a pessoa pra quem você pretende transferir o financiamento, tem que apresentar a documentação necessária e ter o crédito aprovado pelo banco.
No repasse do financiamento imobiliário, o vendedor recebe o valor integral da instituição e o comprador passa a dever ao banco.
Adquirir um imóvel é sempre uma decisão de peso. ... Nessa situação, não é preciso desesperar: mesmo sem terminar o pagamento, é possível realizar a venda, no que chamamos de repasse imobiliário. Na prática, outra pessoa assume a dívida com o banco e passará, assim, a ser o novo dono do imóvel, quando ele for quitado.
No caso do comprador de um veículo ainda em financiamento, é necessário pagar uma taxa de transferência da dívida, variável de R$400 a R$600, a depender do banco. Outro requisito é ir até o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para pagar a taxa de transferência do veículo.
Regras para iniciar o processo de análise para transferência de dívida
A transferência de informações e recursos será somente entre as Instituições Financeiras (credora original e proponente), exclusivamente por meio eletrônico. Através da Central de Relacionamento - 4004-4433 para Capitais e Regiões Metropolitanas. - Demais Localidades.
O Bradesco permite o financiamento de até 100% do valor veículo usado, que podem ser carros com até 12 anos ou motos de alta cilindrada com até 6 anos de uso. A primeira parcela pode ser paga em até 60 dias e o parcelamento pode ser feito em até 60 meses.
Para fazer a transferência, o vendedor precisa assinar o Certificado de Registro de Veículos (CRV) e registrar esse documento no cartório. O comprador, então, deve juntá-lo a uma cópia do seu RG, CPF, da sua carteira de habilitação e de um comprovante de residência válido (de até 180 dias).
Prazos, valores e juros
O tempo médio para que todas as etapas do financiamento sejam concluídas é de 40 dias, mas existem alguns fatores que podem agilizar esse processo.