A sala de aula invertida consiste em disponibilizar material para que o aluno estude em casa e vá até a instituição de ensino para fazer trabalhos e ter mais aprofundamento no tema.
A sala de aula invertida, também conhecida como flipped classroom, é considerada uma grande inovação no processo de aprendizagem. Como o próprio nome sugere, é o método de ensino através do qual a lógica da organização de uma sala de aula é de fato invertida por completo. O ensino online vem mudando cada vez mais […]
Flipped Classroom
1) O que você deve fazer para converter o modelo de sala de aula tradicional em sala de aula invertida? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀a) Seleciono os conteúdos que os alunos devem estudar em um momento pré-aula, estes conteúdos devem ser hospedados em uma plataforma digital ou enviado por email para os alunos.
Assim, oferecer autonomia ao aluno, e oportunidade de praticar com o professor, são os principais benefícios da sala de aula invertida, proporcionando acompanhamento personalizado e respeito ao ritmo de aprendizagem de cada um, tudo em um ambiente que estimule a criatividade e a experimentação.
A sala de aula invertida também favorece aqueles alunos com mais dificuldades. A possibilidade de preparação para as aulas os encoraja a buscar conhecimento previamente, respeitando o seu próprio ritmo de estudos. Além disso, o conteúdo pode ser revisado individualmente antes mesmo do contato com o restante da turma.
Benefícios da sala de aula invertida
3 Quais instrumentos podem ser utilizados para avaliação de alunos na sala de aula invertida?...
Observar, aplicar provas, solicitar redações e anotar o desempenho dos alunos durante um seminário são apenas alguns dos jeitos de avaliar. E todos podem ser usados em sala de aula, conforme a intenção do trabalho.
Fazer uma boa avaliação de alunos em sala de aula é fundamental....Acompanhe este post e veja 4 dicas para analisar a participação nas aulas.
Qual a melhor forma de avaliar os alunos?
Em meu entendimento, há quatro tipos de avaliação nas escolas atuais: a avaliação diagnóstica, a formativa, a comparativa e a somativa. Avaliações diagnósticas: Esta avaliação é usada para “diagnosticar” o que um aluno sabe e o que não sabe.
Para isso, destacam-se como os principais critérios de avaliação em Geografia a formação dos conceitos geográficos básicos e o entendimento das relações sócio-espaciais para a compreensão e intervenção na realidade. Será necessário, então, diversificar as técnicas e os instrumentos de avaliação.
Dicas para melhorar as aulas de Geografia
A Avaliação de Desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.