Como instalar um interruptor paralelo simples
O interruptor é um dispositivo que, ligado a um circuito elétrico, tem como função comanda-lo a partir da modificação da sua posição de comutação (fechar ou abrir). É utlizado para comandar cargas (lâmpadas, ventiladores de teto ou motores pequenos). Sua capacidade de corrente normalmente limita-se a 10A / 250V.
2. Leve os fios até as respectivas ligações
Nos bornes das extremidades deve ser ligado o FIO NEUTRO e o FIO FASE (um em cada borne). No borne do meio é onde deve ser conectado o FIO TERRA, também chamado fio de proteção. Para instalação da lâmpada repete-se o passo anterior: o FIO DE RETORNO conecta a lâmpada ao interruptor.
Ligue o fio terra no pino do meio. Fixe o fio fase por um lado e o neutro por outro lado. Parafuse os fios nos respectivos pinos. Após parafusar o suporte, encaixe a tomada/o interruptor.
Conecte a ponta A no borne esquerdo do interruptor e a ponta B no borne direito da tomada. Para finalizar as conexões do interruptor conecte o condutor de retorno no borne direito do interruptor. Conexões dos condutores de fase e retorno no interruptor com tomada.
De acordo com o novo padrão de tomadas, o furo da esquerda da tomada é onde vai o neutro, o furo do meio é para o cabo de terra e o furo da direita é onde vai o cabo de fase. Em caso de tomadas 220 V fase e fase, os furos da lateral são para fase e o terra vai no meio.
O padrão de 20A têm plugues com pinos e tomadas com orifícios mais grossos (diâmetro: 4,8 mm). Este padrão é utilizado por equipamentos que exigem maior capacidade como geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquina de lavar roupas, secadoras e etc.