Nesse caso, o profissional autônomo é responsável por recolher o imposto mensalmente por meio do programa Carnê-Leão. O programa calcula o IR devido e emite uma DARF, documento usado para o recolhimento do imposto que pode ser pago em qualquer banco até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento do pagamento.
Como autônomo declara Imposto de Renda? Os profissionais autônomos precisam entrar no site da Receita Federal e fazer o download do software, comumente conhecido por “Carnê-Leão”. O Carnê-Leão exige que os contribuintes que o utilizam informem seus rendimentos, façam os cálculos e paguem os seus impostos MENSALMENTE.
Para obter a sua, você precisará contratar um profissional de contabilidade devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de seu estado, pois apenas um contador pode pedir a emissão do documento. O CRC também é responsável pela emissão do selo Declaração de Habilitação Profissional (DHP).
Se você quiser declarar corretamente sua contribuição previdenciária facultativa você deve informá-la na parte “Outras informações” da ficha “Rendimentos Recebidos de PF/Exterior”. Caso você já tenha feito isso, é natural que esteja em malha.
Passo a passo para baixar a declaração do Imposto de Renda 2021. O auxílio-doença do INSS é considerado rendimento isento e não tributável e deve ser declarado com o código “26 – Outros”, na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.
Onde declarar? Se o contribuinte receber seus rendimentos tributáveis de pessoa jurídica, a quantia paga a título de INSS deve ser preenchida no campo “Contribuição Previdenciária Oficial”, nos dados da fonte pagadora, dentro da ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ.
Aposentadoria de quem tem menos de 65 anos
Extrato do INSS pela internet
O documento já está disponível no site www.meu.inss.gov.br. Para acessar é preciso se cadastrar no sistema e registrar uma senha. Depois é só seguir os passos informados no site e selecionar a opção "Extrato de Imposto de Renda". O arquivo estará disponível em PDF e pode ser salvo no computador ou no celular.
O demonstrativo de rendimentos para declaração do Imposto de Renda de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já pode ser obtido no Portal Meu INSS, com login e senha (gov.br/meuinss ou aplicativo para celulares).
Como emitir o Informe de Rendimentos do INSS 2021 Após fazer o login no site do Meu INSS, role a tela até encontrar a seção "Serviços em destaque" e clique em "Extrato de Imposto de Renda" ou em "Extrato IR", na barra superior. O Informe de Rendimentos será exibido.
Para obter informes de rendimentos referentes a ações, você deve procurar o Banco Escriturador das companhias das quais você é acionista. Você pode consultar essas informações na seção Empresas Listadas, no site da B3, buscando as companhias da qual é acionista.
O trabalhador pode emitir o informe de rendimentos do BEm de duas formas: pelo aplicativo da CTPS Digital ou pelo Portal Gov.Br.
O informe de rendimentos do Auxílio Emergencial é solicitado por consulta do benefício no Ministério da Cidadania. Caso você tenha movimentado o dinheiro pela Poupança Social Digital do Caixa Tem, é necessário também solicitar o documento pelo app. Confira o passo a passo para acessar cada um deles.
Caso não tenha recebido o documento por nenhum meio até o fim do prazo, o contribuinte deve deve contatar o RH da empresa ou o gerente da instituição financeira que deixou de emitir o documento. Se, ainda assim, nada for feito, o problema deve ser comunicado à Receita Federal.
Quem estiver obrigado a declarar precisa fazer isso entre 1º de março e 31 de maio. O comprovante deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos pelo trabalhador em 2020 e o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) no período.
O informe de rendimentos do INSS pode ser obtido pela internet, no site ou aplicativo do INSS, ou presencialmente, em uma unidade da Receita Federal.
Site da Receita Se o contribuinte não conseguir o documento, ele pode aproveitar a opção de declaração pré-preenchida no programa do IR, que utiliza os dados enviados pelas empresas à Receita. Para isso, atualmente é exigido um certificado digital.
Lá você encontra a opção "Informe de Rendimentos" e pode fazer o download do arquivo. Você tem acesso aos informes de rendimentos dos anos 2019 e 2020 seguindo este caminho. Se você precisa do informe de rendimentos de anos anteriores à 2020, entre em contato através do formulário abaixo: Seu email.
Ficha “Bens e Direitos”
Como acessar o informe de rendimentos no Bradesco?