A polaridade de uma ligação e de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos. Se essa distribuição for simétrica, a molécula será apolar, mas se for assimétrica, sendo que uma das partes da molécula possui maior densidade eletrônica, então se trata de uma molécula polar.
Moléculas polares Exemplos: O átomo de cloro, por ser mais eletronegativo que o hidrogênio, atrai mais fortemente os elétrons envolvidos na ligação, criando polos. As ligações entre os átomos de hidrogênio e oxigênio na molécula de água possuem forma geométrica angular e os seus vetores não se anulam.
Enquanto que toda ligação iônica é polar, a polaridade da ligação covalente depende dos átomos presentes na molécula. Uma ligação covalente é apolar quando apenas átomos de um mesmo elemento químico estão unidos; já quando são elementos diferentes, há diferença de eletronegatividade e a molécula é polar.
Resposta: A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação.
Ligação covalente: entre ametais e ametal e hidrogênio. Ametais das famílias 4A, 5A, 6A e 7A. Ligação Metálica: entre metais. Famílias: 1B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B e 10B, e as series dos lantanídeos e actinídeos.
Tais elementos pertencem às famílias 14, 15, 16, e 17, que possuem nessa ordem, quatro, cinco, seis e sete elétrons na última camada. O hidrogênio é uma exceção, pois ele tem apenas um elétron na camada de valência e para atingir a estabilidade, assim como o gás hélio, precisa adquirir mais um elétron.
Os metais que podem fazer esse tipo de ligação estão nos grupos 1, 2 e 13 da tabela periódica, sendo eles os metais alcalinos, os alcalino-terrosos e os metais pertencentes ao grupo do boro. O hidrogênio (H), apesar de NÃO ser um metal alcalino, encontra-se na família IA e também pode realizar ligações iônicas.
Resposta: Os metais das famílias IA (Metais Alcalinos), IIA (Metais Alcalino-Terrosos) e IIIA (família do Boro).
Ligação iônica é um dos três tipos de interação entre dois átomos (as outras ligações são a covalente e a metálica). Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio.
Ligação iônica é o nome dado a uma das três formas como os átomos podem interagir entre si. As outras formas de interação entre átomos são a ligação covalente, que ocorre entre átomos de ametais, hidrogênios, ou ametal e hidrogênio, e a ligação metálica, a qual acontece somente entre átomos de um mesmo metal.
Os metais são a grande maioria dos elementos, conforme é possível visualizar no texto Metais. Os ametais ou não metais são os onze elementos químicos mostrados acima, isto é, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato.
Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.