You can install GNU make with chocolatey, a well-maintained package manager, which will add make
to the global path and runs on all CLIs (powershell, git bash, cmd, etc…) saving you a ton of time in both maintenance and initial setup to get make running.
No seguinte exemplo, quis organizar da seguinte forma: na pasta do projeto, quero colocar um makefile e duas pastas, um para os códigos-fonte e outra para os objetos criados, cuja pasta vai ser criada pelo makefile. O binário deve ser criado na pasta do projeto. Entenda como fica a organização da pasta antes e depois da compilação:
Se você não sabe exatamente como configurar para o seu microcontrolador, você pode conferir o arquivo makefile ou makedefs que vem junto à biblioteca que o fabricante te fornece. Aliás, toda documentação que o fabricante te fornece deve ser lido o máximo possível.
Você deve ter percebido que seria enfadonho cada vez que você tivesse que adicionar um novo arquivo. E somando a isso, não daria para reaproveitar o makefile para outros projetos, já que dificilmente teriam os mesmos nomes de arquivo.
Eu instalei MinGW e MSYS, acrescentou C:\MinGW\bin
a PATH
, mas eu ainda não pode executar Makefile no Windows' cmd
. Eu gostaria de executar cmd.exe e digitar lá, por exemplo, make all
mas meu cmd diz que não existe tal comando.
Se você tiver Visual Studio, execute o prompt de comando Visual Studio a partir do menu Iniciar (geralmente dentro da pasta Visual Studio Tools, vá para o diretório que contém Makefile.win e digite o seguinte:
You have to actively choose to install MSYS to get the make.exe. So you should always have at least (the native) mingw32-make.exe if MinGW was installed properly. And if you installed MSYS you will have make.exe (in the MSYS subfolder probably).
Primeiro passo você precisa realizar o download e instalação do Make. Para realizar o download, utilize o seguinte link.
Often standard Linux Makefiles are provided and NMake
looks promising. However, the following link takes a simple Linux Makefile and explains some fundamental issues that one may encounter. It also suggests a few alternatives to handling Linux Makefiles on Windows.
Das linhas 19 a 22 utilizamos backlash ‘\’ para quebrar uma linha em várias, para tornar a leitura mais fácil. E atenção, para identar aqui, não utilize a tecla <TAB>, utilize espaços para que o make não confunda com comando de receita.
Tendo os dois arquivos-objetos em mãos, o make volta para a linha 6 para cumprir a receita do binário printy. O make invoca agora o linker do gcc, e avisa utilizando -o printy que o output será um binário no diretório atual chamado printy. E indica ao linker os dois arquivos objetos main.o e helloWorld.o. Uma vez produzido o binário printy, o make cumpre o pré-requisito do comando all da linha 3.
Nesse rápido tutorial iremos ver como instalar o “make” para utilizar o comando make no Windows, para que você possa automatizar tarefas utilizando o Makefile.
After renaming it to make.exe
, just go and run this command in the directory where makefile
is located. Instead of renaming it you can directly run it as mingw32-make
.
Then cd to your directory, where you have the makefile and Try using mingw32-make.exe makefile.in
or simply make.exe makefile.in
(depending on executables in C:\MinGW\bin).
O arquivo Makeall.bat e cada makefile de exemplo de código respectivo dão suporte a opções comuns, listadas na tabela a seguir, para invocação da janela prompt de comando para controlar a natureza do build.
So if you're using Vscode and Mingw then you should first make sure that the bin
folder of the mingw
is included in the environment path and it is preferred to change the mingw32-make.exe
to make
to ease the task and then create a makefile
and include this code in it .
I'm new to this. Just wanted to ask how to compile a makefile. I am using MinGW compiler in C language. Do I have to save all my files in MinGW\bin? because right now my files are in a different directory.
Neste artigo vamos utilizar a ferramenta make do GNU toolchain, que já vem nas máquinas Linux. Já para o usuário do Windows é necessário instalar Cygwin ou MinGW e adicionar o seu caminho na variável de ambiente PATH.
Voltando a linha 31, esta é referente à linha 6 do primeiro exemplo, e aqui utilizamos a variável automática $^ para listar todos os pré-requisitos do target. Neste caso, será expandido para todos os nomes que a variável OBJ contém.
Se você produziu o binário em seu computador, obviamente somente rodará em sua máquina. Se colocar o binário em um microcontrolador ou em uma raspberry não vai funcionar pois não foi um cross-compiling. Para executar o arquivo, basta digitar “./printy” em seu terminal.
Etapa 3: lucre com um gerenciador de pacotes bem mantido. O make foi adicionado ao caminho global e é executado em todas as CLIs (powershell, git bash, cmd…)