Resposta. Resposta: O aluno caracterizará a relação filmada, se forem intraespecíficas harmônicas como: sociedade ou colônia; se forem desarmônicas como: canibalismo ou competição intraespecífica.
Resposta. Relações harmônicas são aquelas em que os dois organismos são beneficiados ou em que um indivíduo sai beneficiado e o outro fica indiferente (nem ganha e nem perde). São elas: colônia, sociedade, mutualismo, protocooperação, inquilismo e comensalismo.
4. Qual relação ecológica está presente entre o sapo-cururu e os besouros da cana? Resposta: Predatismo Comentário: O predatismo é um tipo de relação interespecíca desarmônica onde um indivíduo mata o da outra espécie para se alimentar.
Resposta. Os sapos, saltam a distâncias consideráveis para fugir dos predadores... ... A pele do sapo possui toxinas que o defendem de predadores e que previnem o crescimento de fungos e bactérias.
Quando vemos sapos, rãs e pererecas dificilmente sabemos da importância desses anfíbios, que são pertencentes à ordem dos anuros. Como todo animal, eles fazem parte da cadeia alimentar, se nutrindo de insetos e outros invertebrados. Ou seja, entre outras coisas, eles são responsáveis pelo controle de diversas pragas.
Os sapos podem ser encontrados em todas as partes do mundo, exceto em lugares muito frios. Em geral, os sapos habitam locais úmidos, como próximo de riachos, lagoas, igarapés e brejos. Isso porque o seu modo de vida é fortemente relacionado com a água.
A maioria deles vive dentro ou próximo a uma fonte de água, muito embora existam aqueles que vivam em ambientes úmidos, mas que não são considerados ambientes aquáticos.
Outra característica desses animais é que a temperatura do corpo deles varia conforme a temperatura do ambiente em que estão. Anfíbios vivem geralmente em ambientes úmidos, próximos à água, como a de lagos e represas. Alguns podem ser vistos também no interior das matas.
Os répteis são encontrados em todos os continentes, apesar de suas principais distribuições compreenderem os trópicos e subtrópicos. Não possuem uma temperatura corporal constante, são ectotérmicos e necessitam do calor externo para regulação da temperatura corporal, por isso habitam ambientes quentes e tropicais.
Os répteis, como tradicionalmente reconhecidos, formam um agrupamento heterogêneo de tetrápodes amniotas ectotérmicos que inclui três linhagens principais, os Testudines (cágados, tartarugas e jabutís), os Squamata (lagartos, serpentes e cobras-cegas) e os Crocodilianos (jacarés, crocodilos e gaviais).