A medicina medieval na Europa Ocidental era uma mistura de ideias existentes desde a antiguidade, influências espirituais e aquilo que Claude Lévi-Strauss identificou como "complexo xamanístico" e "consenso social." Naquela época, não havia a tradição da medicina científica e as observações andavam lado a lado com ...
A história da medicina teve início há milhares de anos, com origem em rituais e magias que tinham como objetivo afastar as doenças. A arte de curar (significado por trás da palavra medicina) é, portanto, uma prática antiga, mas que está em constante evolução.
Pois, nessa época, ali existiam ao mesmo tempo epidemias de sarampo, cólera, varíola, peste bubônica, sífilis, lepra e tuberculose — era mesmo difícil sair imune.
A peste negra foi uma pandemia que acometeu a Europa no século XIV provocada pelo bacilo Yersinia pestis e deflagrada a partir do ano de 1348. Esse acontecimento figurou entre aqueles que caracterizaram a crise da Baixa Idade Média, sendo os outros as revoltas camponesas no século XIV e a crise do feudalismo.
A partir dos portos no litoral mediterrâneo, a peste negra difundiu-se pela Europa. Em 1347, a doença chegou à Sicília, ilha ao sul da Península Itálica; em 1348, chegou a Marselha, sul da França; em 1349, alcançou Gênova e o norte da Itália e, partir daí, espalhou-se por toda a Europa.
A principal medida para prevenção da peste é identificar os locais onde a doença está ativa e avisar os órgãos públicos responsáveis, como a prefeitura. Deve-se evitar o contato direto com pessoas infectadas, principalmente se houverem feridas expostas de peste bubônica ou se ela está infectada com a peste pneumônica.
Resposta. Resposta: A Igreja Católica Ortodoxa na Idade Média durante a pandemia da peste negra, ganhou mais força pois faziam com que as pessoas acreditassem que o surto era culpa de Deus e que as pessoas precisariam orar para não ser vítimas do Pecado.
A última grande epidemia da Europa Ocidental ocorreu em 1720 em Marselha.
Olá, A Peste negra na Europa acabou como resultado da própria dissipação da doença, o que gerou uma redução drástica da população europeia , e, consequentemente, diminuiu o terreno fértil para propagação da doença.
1346 – 1353
A pandemia do século 14 A pandemia de Peste Bubônica aterrorizou a Europa entre 1346 e 1353, quando matou quase um terço da população do continente.
São eles: febre alta, dores de cabeça e corporais intensas, falta de apetite, náusea e vômitos. Menos comum e mais perigosa, a peste pneumônica ocorre em pacientes que já sofreram com a bubônica. Ou pode ser transmitida de pessoa para pessoa, por secreções e gotículas no ar.
1918 – 1920
A teoria mais aceita fala que a gripe espanhola surgiu em campos militares no interior dos Estados Unidos. A pesquisadora Christiane Maria Cruz de Sousa afirma que a gripe espanhola se espalhou em três ondas de contágio, entre março de 1918 e maio de 1919|1|.