Um projeto de lei deve conter três partes: a parte preliminar, a parte normativa, e a parte final. Na parte preliminar, temos: a EPÍGRAFE é o nome que identifica o tipo de lei que se pretende criar, seguida do número que o projeto recebe quando chega na Câmara dos Deputados, e o ano de apresentação.
15 dias
Um determinado projeto de lei, após aprovação pelo Poder Legislativo, é encaminhado ao Poder Executivo (Presidente da República) para ser sancionado ou vetado. ... Assim, sanção e veto se referem a etapas do processo legislativo, representando conceitos contrários.
São atos pelos quais o Presidente da República informa ao Congresso Nacional os motivos que o levaram a vetar determinado projeto de lei. O veto acontece quando o projeto é considerado inconstitucional ou contrário ao interesse público.
A aposição do veto acontece durante o prazo de quinze dias úteis após o recebimento da matéria pelo Presidente da República. Não havendo manifestação do Executivo nesse período, o projeto de lei é considerado sancionado. ... Sendo assim, o veto é sempre motivado (art. 66, §1º, CF).
66. A Casa na qual tenha sido concluída a votação enviará o projeto de lei ao Presidente da República, que, aquiescendo, o sancionará. § 5º Se o veto não for mantido, será o projeto enviado, para promulgação, ao Presidente da República.
Embora a Constituição Federal não autorize proposta de iniciativa popular para emendas ao próprio texto, mas apenas para normas infraconstitucionais, não há impedimento para que as constituições estaduais prevejam a possibilidade, ampliando a competência constante da Carta Federal.
Assim sendo, se o poder emana do povo, e a soberania do povo é exercida pelo plebiscito, pelo referendo e pela iniciativa popular, não há que se negar que as propostas de emenda à Constituição também podem ser apresentadas por meio de iniciativa popular.
Resposta: Um dos instrumentos de intervenção social na Assembleia Constituinte Minei- ra foram as emendas populares. Na fase em que os constituintes já analisavam o projeto da Constituição de 1989, foram apresentadas 22 emendas, todas subs- critas por mais de 5 mil pessoas, confor- me exigência do Regimento Interno.