Sintomas de Encefalopatia hepática
Lesão no diencéfalo, especificamente no núcleo dorsomedial do tálamo e nos corpos mamilares. Síndrome de Wernicke-Korsakoff é uma grave síndrome neuropsiquiátrica associada à carência de vitamina B1 (tiamina), frequentemente causada por consumo excessivo de álcool e má alimentação.
A encefalopatia é uma complicação das doenças hepáticas que pode desencadear a perturbação da função cerebral, mobilidade reduzida e até mesmo o coma hepático.
A encefalopatia hepática é a deterioração da função cerebral que ocorre em pessoas com doença hepática grave, porque substâncias tóxicas normalmente eliminadas pelo fígado se acumulam no sangue e chegam ao cérebro. A encefalopatia hepática ocorre em pessoas com doença hepática prolongada (crônica).
Definição: Afecções que acometem o CÉREBRO, composto de componentes intracranianos do SISTEMA NERVOSO CENTRAL. Este inclui (mas não se limita a estes) CÓRTEX CEREBRAL, substância branca intracraniana, GÂNGLIOS DA BASE, TÁLAMO, HIPOTÁLAMO, TRONCO ENCEFÁLICO e CEREBELO.
Em caso de encefalopatia hepática coma mais proteínas de origem vegetal como feijão, favas, lentilhas, ervilhas e soja do que de origem animal como carne ou peixe. Coma também alimentos ricos em fibra como frutas e verduras que ajudam a eliminar os compostos que estão a intoxicar o organismo na encefalopatia hepática.
No cérebro, amônia e outros compostos normalmente metabolizados pelo fígado podem se acumular, causando a encefalopatia hepática, com alterações mentais e neurológicas que incluem desorientação, sonolência e, em casos mais graves, coma e morte.
A amônia é um composto tóxico para o organismo por se liga aos intermediários do ciclo de Krebs promovendo a depleção de ATP ou por precisar de íons H+ o que pode desencadear quadros de alcalose metabólica.
Não há antídoto para a intoxicação por amônia. O tratamento consiste em medidas de suporte que incluem oxigenioterapia, uso de broncodilatadores e manutenção da permeabilidade das vias aéreas. Nos casos de exposição cutânea ou oftálmica o tratamento consiste em irrigação copiosa.
O tratamento mais utilizado atualmente é a dieta com restrição de proteína, em que conseguimos controlar a ingestão de aminoácidos e consequentemente a produção de amônia. Junto com a dieta utilizamos outras ferramentas, como o benzoato de sódio, substância que ajuda a retirar a amônia do sangue.
de referência da Amônia Sérica devem variar entre 10 microMol/L e 47 microMol/L, para indivíduos sem exposição ocupacional e maiores de 02 (dois) anos de idade. O acúmulo de Amônia no sangue acima de valores pré-estabelecidos pelos protocolos atuais é chamado Hiperamonemia.
Hiperamonemia é o excesso de amônia no organismo. O nível normal de amônia no sangue é de