Dicas
Obras e Características Fernando Pessoa é dono de uma vasta obra, ainda que tenha publicado somente 4 obras em vida. Escreveu poesia e prosa em português, inglês e francês, além de ter trabalhado com traduções e críticas. Sua poesia é repleta de lirismo e subjetividade, voltada para a metalinguagem.
A primeira edição de "Mensagem", do poeta português Fernando Pessoa, hoje comemora aniversário de 75 anos. O livro --o único em português publicado pelo escritor em vida-- foi lançado no dia 1 de dezembro de 1934, um ano antes da morte de Pessoa.
Fernardo Pessoa nasceu em Lisboa, Portugual, em 13 de junho de 1888. Fernando foi um empresário, editor, crítico literário, jornalista, comentarista político, tradutor, inventor, astrólogo e publicitário, e ao mesmo tempo produzia suas obras em verso e prosa.
O poema Lisbon Revisited (1923) traz a irritação do poeta consigo mesmo e com os outros, o ceticismo e a angústia.
Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer.
"O amor, quando se revela, / Não se sabe revelar. / Sabe bem olhar p'ra ela, / Mas não lhe sabe falar." Vejamos como é curiosa a maneira como Pessoa olha para o amor. Em vez de elogiar o amor, Pessoa fica perturbado pela maneira como o amor se revela em si mesmo.
Resposta. O eu lírico, quando você lê um poema, não é necessariamente o autor do poema que está narrando .
5 dicas para interpretar poesias para o vestibular
De quem é o olhar/ Que espreita por meus olhos?/ Quando penso que vejo,/ Quem continua vendo/ Enquanto estou pensando?/ Por que caminhos seguem,/ Não os meus tristes passos,/ Mas a realidade/ De eu t...