Quer ser vegetariano? Nutricionista dá dicas para começar uma dieta sem carne
O que não comer O vegetariano estrito não come nada de origem animal — carnes, leite, ovos e laticínios. Por isso é imprescindível olhar os rótulos dos produtos para verificar a existência ou não de ingredientes de origem animal.
Ser vegetariano é mais efetivo contra o efeito estufa do que parar de andar de carro. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Yale, a produção da carne vermelha tem um impacto ambiental muito maior em comparação aos outros tipos de carnes (porcos e aves), vegetais e derivados de animais (laticínios e ovos).
PASSO A PASSO:
A dieta ovolactovegetariana é um tipo de dieta vegetariana na qual, além de alimentos vegetais, é permitido comer ovos e leite e derivados, como alimento de origem animal. Dessa maneira, peixes, carnes e seus derivados são excluídos das refeições, como em qualquer outro tipo de vegetarianismo.
Manual: 5 passos para virar vegano
Onívoro. Aqui estão incluídos aqueles que comem de tudo, seja de origem vegetal ou animal.
A dieta crudívora é feita com o consumo apenas de alimentos naturais e crus, como frutas, legumes, tubérculos, sementes, verduras, cogumelos e grãos como lentilha, feijão, aveia, linhaça, trigo e peixes, nesta prática só é permitido aquecer os alimentos até no máximo 40ºC.
A dieta crudívora prega a ingesta apenas de alimentos crus, como o nome sugere, ou aquecidos até 40°C. Ela existe há milênios —é adotada por algumas etnias indígenas, religiões e também como estilo de vida por quem busca uma alimentação mais natural e sustentável. Ranking das Dietas do VivaBem. ...
A dieta crua, também conhecida como crudivorismo ou raw food, consiste em um padrão alimentar que envolve o consumo apenas de alimentos crus. Frutas, verduras, legumes, oleaginosas, cereais e sementes germinadas, são os alimentos mais priorizados na dieta, que costuma evitar ou restringir alimentos de origem animal.
O ideal para quem pretende iniciar o crudivorismo é começar com 50% de alimentos crus, e ir aumentando aos poucos. Comer uma variedade maior de alimentos também pode ajudar. Para finalizar, indico uma receita de uma sobremesa crudívora, simples e saborosa!
Saiba quais alimentos devem ser consumidos crus
O frugivorismo é uma dieta que se baseia no consumo de frutas in natura (ou minimamente processadas) e livres de qualquer cozimento.
A cientista cita alguns vegetais que devem ser comidos crus:
Verduras Cruas As verduras e legumes crus são uma ótima opção para quem está tentando perder peso, pois são ricos em água e fibras, que ajudam a manter a saciedade e levam a um menor consumo de calorias ao longo do dia.
No cozimento, por exemplo, ocorre a perda dos nutrientes chamados hidrossolúveis, aqueles se dissolvem na água, como as vitaminas do complexo B e a vitamina C. Exemplos: alface, almeirão, agrião, acelga, couve, catalonia, chicória, escarola, além do rabanete e pepino, que entram no grupo dos legumes.
Frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais e fibras, e devem estar presentes todos os dias nas refeições, pois contribuem para uma boa saúde e protegem contra o aparecimento de várias doenças.
A fruta é peça fundamental numa alimentação saudável e devem ser consumidas diariamente. Elas fornecem vitaminas, minerais, diferentes fibras alimentares, compostos protetores que ajudam a regular o organismo e antioxidantes que são nutrientes essenciais na proteção das células.
Ingerir legumes, verduras e frutas é extremamente importante para os esportistas, uma vez que esses alimentos contêm vitaminas, minerais e substâncias essenciais para o corpo. Durante a atividade física, o corpo produz radicais livres, moléculas que danificam as células do organismo.
Além de serem excelentes fontes de energia, ajudam também a liberar as toxinas do nosso organismo e reforçar o sistema imunológico. Incluir frutas em sua dieta aumenta consideravelmente o consumo de vitaminas, que variam de acordo com cada tipo de fruta.
São muitas as opções de frutas cítricas disponíveis no mercado, entre elas estão: laranja, limão, tangerina, abacaxi, romã, jabuticaba, lima e muitas outras. O melhor motivo para comer ao menos uma fruta cítrica por dia é a quantidade de vitamina C que elas carregam.
Cereal auxilia na perda de peso, reduz o nível de colesterol no sangue, rico em cálcio e fortalece os ossos. Além de combater o envelhecimento precoce da pele é uma fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais.
QUINOA