Para fazer o cálculo de duplicatas, é preciso ter o valor nominal, o prazo do vencimento em dias e a taxa mensal de desconto. Com esses valores será possível ter um resultado que apresentará o total de juros e o valor de resgate.
Como calcular a minha operação?
O valor nominal é sempre o montante do valor que foi emprestado. Por exemplo: você pediu R$ 5.
Os valores de face das duplicatas descontados são registrados numa conta redutora do ativo circulante, logo após a conta “duplicatas a receber”. Esta conta recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.
Desconto condicional é aquele que para ser efetivamente concedido depende da ocorrência de fato posterior à emissão de nota fiscal, por exemplo, o pagamento das parcelas no prazo combinado. ... Por sua vez, o desconto incondicional independe de acontecimentos posteriores, sendo oferecido ao cliente no momento da compra.
Informando desconto nos itens da nota. Na Nota Fiscal Eletrônica, o desconto deve ser especificado em cada item, ou seja, ele não pode ser dado somente no total da nota. Se o desconto que você quer dar é de 10% no valor da nota, deve então informar o valor correspondente do desconto para cada item.