Então se o produto vetorial é zero, isso significa que os vetores são perpendiculares entre si, assim como os respectivos planos.
Definição (Vetores paralelos e de mesmo sentido): (a) Os vetores não-nulos u e v são paralelos se um representante de u é paralelo a um representante de v. Indica-se por u v. ... u = v se, e somente se, u e v têm normas iguais, são de mesma direção e de mesmo sentido.
Dizemos que dois vetores são iguais quando têm o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido.
Observando a figura, podemos perceber que o plano DCGH é a base do paralelepípedo. Já o plano AFGD é um plano que vai conter as diagonais AG e DF. Perceba que o plano AFGD é perpendicular ao DCGH. ... Portanto, podemos afirmar que os planos são concorrentes, sendo a interseção uma reta.
Posições relativas entre planos 1 – Planos paralelos: dois planos são paralelos quando não há ponto de encontro entre eles. 2 – Planos concorrentes: dois planos são concorrentes quando se intersectam. A intersecção entre dois planos é igual a uma reta.
5.
Duas circunferências, e , contidas em um mesmo plano, estão sujeitas a se relacionarem, de acordo com a posição que uma tem em relação a outra. Essas posições são estudadas de acordo com variações entre seus raios e a soma ou diferença entre eles.
Em se tratando de posições relativas entre duas circunferências, elas podem ser: tangentes, secantes, externas, internas ou concêntricas.
Qual dos itens a seguir NÃO pode ser considerado uma posição relativa entre uma reta e uma circunferência no plano cartesiano? ... A reta é tangente à circunferência.
Circunferências secantes: são aquelas que possuem somente dois pontos distintos em comum. Segmentos tangentes: Se AP e BP são segmentos de reta tangentes à circunferência nos ponto A e B, então esses segmentos AP e BP são congruentes.
Portanto, quando se conhece o raio da circunferência e deseja-se analisar a posição relativa de um ponto a uma determinada circunferência, basta comparar a distância do Ponto ao centro da circunferência com o valor do raio, feito isso você será capaz de determinar as posições relativas.
Cintura: Medida realizada na menor circunferência da região abdominal. Abdomem: Medida realizada na altura da cicatriz umbilical. Quadril: Medida realizada 10 cm abaixo trocântes maiores. Coxa: Medida realizada no ponto médio entre o trocânte maior e o condido medial do fêmur.
Comprimento da Circunferência e Área de um Círculo
Nas medidas antropométricas os profissionais avaliam altura, peso, circunferência do quadril, circunferência da cintura, etc. As medidas de circunferência compreendem a região do antebraço, região abdominal, no quadril, dentre outros.
Antropometria, um dos temas inseridos na PNS abordado neste manual, consiste em fazer um levantamento das medidas de tamanho e proporções do corpo humano, as medidas antropométricas, tais como: peso, altura, circunferência da cintura e do quadril.
Ele é a soma de todas as células do corpo e seus componentes, incluindo órgãos e tecidos. O ideal é que seja feito em uma balança antropométrica recém calibrada, com o paciente estático, podendo ser em pé ou deitado. A altura, deve ser feita com o paciente em pé, com os braços estendidos e a coluna ereta.
Com a aferição das medidas antropométricas objetiva-se avaliar crescimento pondo-estatural. As medidas utilizadas são: Perímetro cefálico (PC), torácico (PT), circunferência abdominal (CA), comprimento e peso.
Estatura: coloque o recém-nascido em posição de supina, com as pernas estendidas, e meça da cabeça ao calcanhar, o comprimento varia de 45 a 53 cm.
O perímetro cefálico (PC) varia conforme a idade gestacional do bebê. Assim, na maioria das crianças que nascem após nove meses de gestação, o PC de 33 cm é considerado normal para a população brasileira, podendo haver alguma variação para menos, dependendo das características étnicas e genéticas da população.
A altura dos recém-nascidos, ou seja, a medida da parte superior da cabeça à planta dos pés, oscila entre os 48 e os 52 cm, em média 50 cm para os meninos e 49 cm para as meninas. O perímetro craniano mede, em média, 34 cm, enquanto que o perímetro torácico é de cerca de 32 cm.