Alimentos como feijão, lentilha, grão de bico e ervilha passam por um processo diferente de produção e precisam ser lavados para tirar a poeira própria dos grãos. Depois disso, indica-se deixá-los de molho em água – que pode ser morna – por, no mínimo, 10 horas.
A maior parte dos agrotóxicos fica na casca e a esponja já retira, segundo Navarro. “Pode colocar no bicarbonato de sódio também”, acrescenta. Arroz e feijão – A recomendação é lavar bem em água corrente e não usar o bicarbonato de sódio, já que ele vai interferir no cozimento.
Como retirar os agrotóxicos dos alimentos “Lave em água corrente por pelo menos um minuto. Pode-se usar iodo 2% (5 ml em 1 litro de água), bicarbonato (1 colher de sopa para 1 litro de água) ou vinagre (1 parte para 2 de água). Em todos esses casos, deixe de molho em média por 30 minutos e depois lave.
8 Alimentos que causam gases
Estas são as frutas e os vegetais que mais provocam gases:
Frutas. O consumo de frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo de gases.
A lista dos alimentos fermentativos inclui todos os que têm uma relação de frutose maior que glicose (mel, maçãs, peras, manga, melancia), frutanos (trigo, centeio, cebola, alho), lactose (leite e derivados), galactanos (repolho, feijão, lentilha) e polióis (ameixa, cogumelos e adoçantes artificiais).
Alguns grupos de alimentos são mais fermentáveis e, consequentemente, estão relacionados ao aumento da flatulência, como as leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha); vegetais crucíferos (repolho, couve-flor, brócolis, alcachofra); lactose, que é o açúcar do leite; amido (batata, cereais, trigo); sorbitol e frutose, ...