Já a Igreja reconhece tanto São José como Santo Antônio como santos casamenteiros. Conforme o padre Edílson Figueiredo, pároco da igreja Santana, no bairro Funcionários II, em João Pessoa, por ter sido casado, o título de santo casamenteiro foi incorporado a São José.
A imagem de Santo António é, como se sabe, representada com o Menino Jesus ao colo pela grande cumplicidade e companheirismo entre os dois. Conta a lenda que, em Mação, ia o Santo buscar lenha do outro lado do Tejo, a pedido de sua mãe, quando verificou, na volta, que barco e barqueiro tinham desaparecido.
A pintura Nossa Senhora da Graça com o Menino, Santa Julita e São Querito representa a Virgem Maria entronizada com o Menino Jesus ao colo tendo a seu lado os mártires Ciríaco e Julita em estilo de Sacra conversazione.
Milagres de Santo Antônio Sem desanimar, Santo Antônio vai até a beira do rio e continua pregando, momento que ocorre um milagre, quando vários peixes se aproximam e colocam a cabeça fora d'água em ato de escuta. Os hereges ficam tão impressionados que logo se converteram.
Apesar de não ter em seus sermões nada específico sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido, por conta da ajuda que dava a moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.
Padroeiro de Pádua e de Lisboa, ele é venerado por ajudar a arranjar casamentos e encontrar coisas perdidas. Na arte ele é representado como um jovem cândido, com o hábito franciscano, segurando um lírio e carregando o menino Jesus (um dos milagres que teriam ocorido com Antônio).
Santo casamenteiro “Ele procurava ajudar as pessoas pobres que queriam casar a fazer coletas para ajudar no casamento”, disse. ... Santo Antônio é lembrado como protetor dos pobres, amigo das causas do coração e ajuda na busca de objetos perdidos.
Segundo Pai Antônio, na Umbanda, Santo Antônio é orixá Bará (Exu). “Ele é orixá dos negócios e dos caminhos abertos. É o único a ter trânsito livre nas nove partes do mundo visível e invisível, nos limites das encruzilhadas e além delas.