A mutação constitucional, como fenômeno jurídico político constitucional, apresenta características como a informalidade, pois é um processo não previsto em lei; pluralidade dos agentes, uma vez que, a competência para aplicar as normas advindas das mutações constitucionais é do chefe do Executivo, da função ...
A intervenção é aplicável quando o estado ou o DF suspende o pagamento da dívida fundada com a União por mais de dois anos consecutivos, para amenizar o cenário de inadimplência, desconfiança e aumento de juros.
Entendem os especialistas em Direito que são Princípios Constitucionais Sensíveis aqueles que estão relacionados de modo taxativo (isto é, prevendo todas as suas ocorrências) no artigo 34, inciso VII da Carta Magna. Assim, temos: "A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: (...)
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Sendo assim, Mutação Constitucional não é a mudança do texto constitucional , mas a mudança da interpretação de um dispositivo constitucional. Temos como exemplo o art. 5º , XI CF , in verbis: ... Quando a Constituição surgiu, o conceito de casa limitava-se a residência ou domicilio.
Para Lewandowski, o fenômeno da mutação constitucional possui limitações formais e materiais na própria Constituição, a qual estabelece no seu artigo 60, as cláusulas pétreas, insuscetíveis de alteração inclusive por Emenda Constitucional.
Sendo admitida no ordenamento jurídico brasileiro, a mutação constitucional não pode acarretar deformidade no sentido e significado dos direitos estampados na Carta Política, sob risco de acarretar a ruptura no Estado Democrático de Direito (baseado nos relevantes interesses públicos que regem o Estado, bem como na ...
Sobre as mutações constitucionais, analise as seguintes assertivas: ... III - São alguns caracteres da mutação constitucional a informalidade (modificações ditadas informalmente), a imprevisibilidade (impossibilidade de previsão de sua ocorrência) e intermitência (ocorrência em momentos cronologicamente distintos).
O fenômeno da mutação constitucional decorre, basicamente, da evolução da situação de fato, ou seja, das alterações sócio-políticas havidas na sociedade, que transmutam a realidade social, bem como da necessidade premente de atualizar a aplicação da norma com os valores vigentes do seu tempo, ou seja, da releitura dos ...
A mutação constitucional é um processo informal de alteração constitucional, sendo resultado de uma evolução dos costumes, dos valores da sociedade, das pressões exercidas pelas novas exigências econômico-sociais, etc. ... 3º , ADCT) e a reforma constitucional, disposta no art. 60 , CF .
Entende-se Reforma Constitucional como o gênero de procedimento técnico que visa alterar o texto magno, através de suas espécies: a) Emenda Constitucional e b) Revisão Constitucional. ... Assim, observa-se que a Emenda e a Revisão são instrumentos do Poder Derivado para Reformar a Constituição.
Poder Constituinte é um gênero que possui duas espécies: Poder constituinte originário e Poder constituinte derivado. O Poder constituinte originário é o que estabelece a Constituição de um novo Estado, organizando-o e criando os poderes destinados a reger os interesses da comunidade desse novo Estado.
O poder constituinte derivado, instituído e limitado pelo poder constituinte originário, consiste na capacidade de os Estados-membros conceberem e alterarem as suas constituições estaduais e, nos casos dos municípios, de editarem e modificarem as suas leis orgânicas municipais.
O poder constituinte derivado consiste em poder de modificar a Constituição Federal e, também, de elaborar constituições estaduais. ... O poder constituinte derivado, como o nome indica, provém do originário. Pode ser reformador ou decorrente.