No período Triássico (de 208 a 245 milhões de anos atrás), os répteis começaram a se diversificar e dar origem aos primeiros dinossauros. Muitos especialistas sugerem que os primeiros dinossauros eram carnívoros e predadores, passando, após alguns milhares de anos, a preferir uma dieta vegetariana.
Rochas sedimentares detríticas (também chamadas de clásticas) são aquelas formadas pela deposição de fragmentos de outras rochas (ígneas, metamórficas ou mesmo sedimentares). Esses fragmentos, principalmente quartzo e silicatos, constituem os sedimentos e surgem por efeito da erosão.
A Era Mesozóica ("vida do meio"), inclui os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. O nome Triássico tem a ver com a divisão em três camadas das rochas dessa idade na Alemanha, que se sobrepunham às rochas paleozóicas.
Era Mesozoica
A Era Cenozóica significa "vida recente". Ela inicia depois da grande extinção que marcou o final do período Cretáceo. Dividida em três períodos: Paleógeno, Neógeno e Quaternário, cada um deles contendo épocas.
A era mesozoica é conhecida também como "idade dos Répteis", devido ao surgimento de répteis gigantes (dinossauros).
No início da era Mesozoica, mais precisamente no fim do período Triássico, há aproximadamente 208 e 245 milhões de anos, ocorreu o aparecimento de animais que dominaram a Terra durante toda essa era, os dinossauros.
A Era Mesozoica (meso=meio e zoico=vida) é marcada pelo surgimento dos dinossauros e compreende o período entre aproximadamente 250 a 65 milhões de anos atrás. Ela se divide em três períodos, do mais antigo para o mais recente: Triássico, Jurássico e Cretáceo.
A Era Cenozoica começou há 65 milhões de anos e dura até o presente. Significa "vida nova" e também é conhecida como a Idade dos Mamíferos. É nessa era que surge o homem atual, o Homo Sapiens e a tecnologia.
Alguns dos mais importantes acontecimentos da Era Cenozoica são: a constituição dos continentes terrestres, com a fragmentação das massas continentais, a qual começou no Mesozoico, continuando até os dias atuais, por meio da dinâmica das placas tectônicas.
O acontecimento mais importante da era cenozóica foi o surgimento dos mamíferos. Esses mamíferos primitivos foram evoluindo e então dando origem a nós humanos.
O Terciário, que compreende o Paleógeno e o Neógeno, foi o período em que ocorreu o surgimento das altas montanhas, tais como os Andes. O surgimento dessas cadeias de montanhas fez com que ocorressem modificações no habitat de muitas espécies, afetando, assim, a distribuição de plantas e animais.
Atualmente considerado um conceito defasado, o Terciário consiste no espaço de tempo que vai de 65 milhões até 2,6 milhões de anos atrás. O terciário, junto com o período quaternário fazem parte de uma unidade maior denominada Era. A era correspondente a estes dois períodos é a Cenozóica.
O período Neogeno sucede o período Paleogeno e precede o Quaternário. Divide-se nas épocas Miocena e Pliocena, da mais antiga para a mais recente. Neste período, ocorreu a expansão dos mamíferos de grande porte e o aparecimento dos hominídeos.
As características mais marcantes deste período foram as glaciações e o aparecimento do homem, há apenas 1,8 milhões de anos. ... Já foram identificadas dezesseis glaciações durante este período.
A época do Pleistoceno ou Plistoceno está compreendida entre 2.
Dividida em dois Períodos distintos, o Período Terciário e o Período Quaternário, a sua principal característica é o surgimento de novas espécies depois do grande cataclismo (meteoro) que se abateu sobre a terra no final da Era Mesozóica e que teria sido o responsável pela extinção dos dinossauros que até então ...
As características mais marcantes deste período foram as glaciações e o aparecimento do homem, há apenas 1,8 milhões de anos.