Com temperaturas mais amenas uma rega por dia para as jovens e quatro a cinco vezes por semana para as adultas resolvem.
130 dias
Mantenha as mudas sempre úmidas, pois elas se desidratam muito rápido. Irrigue diariamente. O pé de alface não tolera encharcamento, portanto cuidado para não molhar demais. Para ajudar na retenção de água no solo, cubra todo o canteiro com cobertura morta, palhada, folhas secas, aparas de grama etc.
A maioria das cultivares plantadas no Brasil é colhida com aproximadamente 110 a 120 dias após a germinação ou 90 a 100 dias do transplante (Figura 1). Fig. 1 - Cultura em ponto de colheita. Colheita manual de tomate - A colheita manual (Figura 2) é geralmente feita em duas etapas.
Aspirina. Deite 2-3 aspirinas no buraco onde for plantar o tomateiro – podem ser inteiras ou partidas aos bocadinhos. Esta prática estimula o sistema imunitário da planta, mantém afastadas doenças como a ferrugem e também ajuda a produzir mais frutos. Também pode pulverizar as plantas com as aspirinas diluídas em água.
Uma das causas é o enfraquecimento por conta da presença dos ramos ladrões. Estes são ramos que crescem (se desenvolvem) na bifurcação do caule com a folha e acabam sugando toda energia da planta. Confira abaixo a área exata de crescimento.
Utilizando uma estaca individual. Plante seus tomates a uma distância de 60 cm a 1,2 m entre si para dar espaço à estaca. Escolha um local que receba pelo menos seis horas de luz solar por dia para plantar seus tomateiros. Faça a aragem do solo com uma pá e misture um pouco de adubo, fertilizante ou composto orgânico.
Em se tratando o tomateiro para mesa, recomenda-se a primeira adubação de cobertura 15 DAT na proporção de N:P:K igual 1:4:2 ou 1:5:2. Da segunda à quarta adubação de cobertura deve-se disponibilizar apenas N:K na relação de 1:1, entre 30 e 60 DAT.
Função dos Nutrientes por Estágio de Crescimento do Tomate
Um outro detalhe que ajuda bastante na drenagem é preencher o fundo do vaso com bolinhas de argila expandida ou até mesmo pedra brita. Feito isso, remexa bastante o solo para que fique solto, adicionando adubo orgânico, que é uma das coisas que auxilia muito no crescimento da planta.
PLANTIO - O tomate pode ser plantado o ano todo, desde que em regiões onde o clima é ameno. Temperaturas muito baixas, como geadas, ou calor em excesso, prejudicam o desenvolvimento e a produção do tomateiro. Em locais frios, o cultivo deve ser realizado entre os meses de agosto e janeiro.
A flor do tomateiro é hermafrodita, tem o órgão feminino (estigma e ovário) e o órgão masculino (anteras). A anafase é a altura que o estigma se encontra muito receptivo e ocorre a polinização. Para que se produza a germinação, os grãos de pólen devem aderir ao estigma.
Quando maduros, os tomates ficarão levemente brilhosos e terão uma casca bem macia, sem partes rugosas ou pontos pretos, que podem indicar podridão. Aperte levemente os tomates para verificar se eles estão firmes.
Usando a técnica de poda adequada. Remova todos os sugadores e as folhas que estejam abaixo dos primeiros cachos de flores. Faça isso independentemente do tipo de pé de tomate que você tem. Isso manterá a planta forte e ajudará no crescimento do tronco para que fique robusto.