Meritocracia significa que todo indivíduo é capaz de prosperar somente com suas capacidades sem precisar da ajuda da sociedade, Estado ou família. É um sistema que privilegia as qualidades do indivíduo como a inteligência e a capacidade de trabalho, e não sua origem familiar ou suas relações pessoas.
Quem defende a meritocracia afirma que a expansão da educação e o estabelecimento, no sistema de ensino, no mercado e no Estado, de critérios universalistas de seleção individual fizeram com que a igualdade de oportunidades se oferecesse a todos, e que, a partir daí, o esforço, a disciplina, e a inteligência de cada um ...
Dessa forma, Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". ... Nessa concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade.
Em que sentido Karl Mannheim (1893-1947) via a educação como um dos elementos dinâmicos da Sociologia? ... A educação é papel da comunidade e do governo para o Estado.
“O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade” (Karl Mannheim). ... Conjunto de regras e procedimentos reconhecido e sancionado pela sociedade, que são sempre os mesmos, independentemente de local, tempo ou situação social.
O autor busca compreender como a psicologia esquemática trata de estabelecer continuamente a velhice como o elemento conservador e a juventude é vista unicamente em seu aspecto tempestuoso.
Ideologia e utopia. conhecimento sobre a realidade é condicionado socialmente. submissão ao grupo manipula o conhecimento do mundo. divergência é um privilégio de indivíduos excepcionais. educação formal determina o conhecimento do idioma.
Quando fala de utopia, Mannheim a compreende como uma forma de mentalidade do grupo, as quais, tal qual ocorre com a ideologia, tam- bém transcendem o que é denominado por realidade.
Para Karl Mannheim, a utopia não apenas desvincula-se da ideologia como do real, o existente. Sua relação com a realidade dá-se apenas enquanto negação. Aqui, a utopia não é um vir a ser, mas algo a ser vivenciada agora.
Ideologia no pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.
O conceito ideologia foi criado pelo francês Antoine Louis Claude Destutt de Tracy (1754-1836). ... Este filósofo o empregou pela primeira vez em seu livro "Elementos de Ideologia", de 1801. para designar o "estudo científico das ideias".