Apesar de ter muita ficção no meio, o filme de grande sucesso dos anos 1980 “Karatê Kid” possui inspiração em situações da vida real.
No enredo, John Kreese (Kove), o instrutor da Academia Cobra Kai, retorna em busca de vingança após a derrota no torneio do primeiro filme. Arruinado financeiramente, Kreese se associa ao corrupto empresário Terry Silver (Thomas Ian Griffith). Juntos, eles tramam para destruir a reputação de Miyagi e Daniel e recuperar a honra da Cobra Kai.
Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.
Uma das sagas cinematográficas mais nostálgicas é “Karate Kid“, que deixou uma marca duradoura em várias gerações e conquistou um lugar especial na cultura pop.
Por sua vez, John Kreese foi inspirado em duas pessoas que Kamen conheceu ao longo da vida. O primeiro foi um sensei que era veterano da Marinha, e o outro, um segundo sensei que era cruel e mandava que seus estudantes se machucassem uns aos outros.
Após concluir todos os filmes da franquia “Karatê Kid”, é possível continuar explorando o universo por meio da série “Cobra Kai”. Essa produção retoma os acontecimentos de “Karatê Kid” anos mais tarde, reintroduzindo personagens que apareceram ao longo da franquia.
O momento mais icônico do remake é, sem dúvidas, o treinamento de Dre com o casaco. “Bota casaco, tira casaco” virou um meme não só no Brasil, mas em todo o mundo. A ideia desse treinamento estar relacionado ao casaco e não à limpeza de vidros e carros foi do próprio Jackie Chan.
Lançado em 2010, o remake de Karatê Kid segue dividindo opiniões até hoje. Na época, o longa já causou polêmica por tentar recomeçar uma franquia amada do público. Depois do lançamento, houve quem gostou bastante e houve quem odiou. Agora, 12 anos após sua estreia, o filme segue nesse limbo e jamais conseguiu emplacar uma franquia, ainda mais com o sucesso de Cobra Kai, que resgatou a saga original. Confira 10 curiosidades sobre o remake!
Além disso, a história possui uma segunda inspiração na vida real: o produtor Jerry Weintraub encontrou em um jornal uma matéria que falava sobre um garoto de San Fernando Valley, em Los Angeles, que aprendeu karatê para lutar contra outros garotos que o agrediam.
No entanto, Dre logo se depara com um adversário, o valentão Cheng (Zhenwei Wang). Felizmente, o jovem protagonista encontra auxílio no zelador de seu prédio, o Sr. Han (Jackie Chan), um mestre de kung fu deprimido por traumas do passado, que o instrui nas artes da autodefesa.
Com a 5ª temporada de “Cobra Kai” recentemente tendo recebido um trailer oficial, o assunto “Karatê Kid”, série de filmes em que a série se baseia, volta à tona. O filme de 1984 gerou um grande burburinho, com o jovem astro Ralph Macchio no papel de Daniel LaRusso e direção de John G. Avildsen, também responsável por “Rocky“.
Os novos personagens incluem Dre Parker (Jaden Smith), um jovem que se muda para Pequim com sua mãe (Taraji P. Henson). Dre enfrenta desafios para se adaptar à nova cultura, mas se apaixona por sua colega de classe Mei Ying (Wenwen Han), que se torna sua amiga.
Jornalista formado pela Anhembi Morumbi, ama futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir sua paixão pelo jornalismo. Atualmente é analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.
A trilogia “Karatê Kid” está disponível na plataforma Star+. As quatro primeiras temporadas de “Cobra Kai” estão na Netflix, e a 5ª temporada chega à plataforma no dia 9 de setembro.
Karate Kid marcou a história do cinema da década de 80 e continua em nossos corações até hoje. O filme original fez tanto sucesso que foi seguido por mais três produções e também teve um remake, lançado em 2010. Obviamente, a história desta saga está cheia de curiosidades, como estas aqui:
No quarto filme da franquia, Ralph Macchio não reprisa o papel de Daniel-san. A nova protagonista é Julie Pierce, interpretada por Hilary Swank, que já conquistou dois Oscars de Melhor Atriz por suas performances em “Meninos Não Choram” e “Menina de Ouro”. No entanto, Pat Morita retorna como o mestre Miyagi pela última vez.
Acontece que Robert Mark Kamen, também conhecido como o criador da franquia “Karatê Kid”, baseou grande parte da história em sua própria vida. Aos 17 anos, ele acabou espancado por um grupo de valentões na Feira Mundial de Nova York de 1964.
Remake do original de 1984, este filme não se desenrola no mesmo universo fictício dos quatro títulos anteriores da franquia. Aqui, a trama foi transferida para a China, e o Karate foi substituído pelo Kung Fu.
Este relacionamento, no entanto, desperta o ciúme de Johnny Lawrence (William Zabka), ex-namorado de Ali e o melhor aluno do dojo Cobra Kai. Sob o comando do violente sensei John Kreese (Martin Kove), o Cobra Kai ensina uma abordagem agressiva de karatê.