Quando J. K. Rowling declarou: “O fundo do poço é o sólido fundamento sobre o qual construí toda a minha vida”, ela acertou em cheio. Às vezes, você precisa afundar até as maiores profundezas para encontrar a energia necessária para ascender uma vez mais. A boa notícia é que você está no caminho certo para fazê-lo! Vamos começar.
Quando crescemos acreditando nesse tipo de ideia, acabamos por desenvolver uma postura bastante comodista. Nós nos acostumamos à escassez financeira, nos acostumamos ao relacionamento infeliz, nos acostumamos ao mal-estar psicológico. Tudo pelo simples fato de que aceitamos essas dificuldades como a única realidade que existe, sem percebermos que há, fora dessas crenças, uma vida de muito mais liberdade e felicidade.
O fundo do poço é uma metáfora para esses momentos problemáticos que parecem não ter solução. Podemos chegar até ele de duas formas: por um evento drástico ou por um acumulado de crenças limitantes ao longo da vida.
O coaching, porém, não atua sobre casos de depressão ou de ansiedade, por exemplo. Esses transtornos constituem doenças da mente que precisam ser tratadas apenas por psicólogos e médicos psiquiatras.
como adultos, muitos de nós acreditamos que sabemos quem somos. Igualamos nossa idade ao nosso nível de conhecimento, não percebendo que o desconforto que sentimos por grande parte de nossa vida adulta é causado por uma desconexão entre quem pensamos ser e quem realmente somos. Para descobrir quem você realmente é, você precisa se fazer algumas perguntas, e algumas das respostas para elas remontam à sua infância. Essas três perguntas ajudaram muitas pessoas a descobrir quem realmente são:
Quando se experimenta uma situação delicada, o sofrimento se torna uma consequência natural. Cada um tem a sua forma particular de sofrer, enquanto uns se mantêm reservados, outros preferem desabafar. Independente de qual for o seu perfil, permita-se viver esse luto, pois a melhor maneira de colocar fim a um sofrimento é sentindo-o, até que ele cesse e o sol volte a brilhar.
ao sentar no fundo do poço, podemos ver muitas coisas que queremos mudar em nossas vidas. Para exercitar mais. Para comer alimentos mais saudáveis. Aprofundar um relacionamento. Beber menos. Para se divertir mais. Para iniciar uma prática espiritual como a meditação. Para passar mais tempo com os entes queridos. Trabalhar menos. Aprender a amar a nós mesmos. Para declutter. Mudar de casa. Para mudar de emprego. Para deixar um relacionamento. Etc. Seja qual for a sua lista, certifique-se de documentá-la agora, quando estiver no fundo do poço, para não esquecer nada importante.
A vida dá certo aos poucos, e não podemos queimar etapas. Não queira resolver tudo de uma vez. Antes disso, é importante dar o primeiro passo. Muitas vezes, só de fazer uma pequena ação para começar a resolver o problema que você possui, você já se sentirá melhor, pelo simples fato de ter a consciência de que você começou a agir para sair desse poço.
O evento drástico é um acontecimento específico que parece tirar o nosso chão: o falecimento de um familiar, o fim de um relacionamento, a descoberta de uma traição, a demissão de um emprego etc. São momentos de impacto brusco e intenso que nos desesperam.
No entanto, é importante fazer aqui uma observação. Utilizamos o termo “fundo do poço”, como citamos anteriormente, como uma metáfora para uma dificuldade da vida. O coaching permite que a pessoa desperte o seu próprio potencial para superar essa adversidade, identificando as suas forças e trabalhando nos seus pontos de melhoria.
O primeiro passo para saber como sair do fundo do poço é a aceitação. Não adianta a gente ficar brigando com a realidade que estamos vivendo por pior que ela seja. Quanto mais a gente entra em conflito com alguma coisa, mais essa situação persiste na nossa vida. Aceitação não significa que você não vai tentar mudar a situação.
A maioria de nós passou por um momento em nossas vidas em que sentimos que estávamos caindo descemos sem poder evitá-lo por um abismo sem fundo; em situações como essa, temos pavor de chegar até o fim, de chegar ao fundo do poço e não saber se conseguiremos passar, se teremos uma saída ou se teremos forças para tentar superar a situação.
Se você estiver 30 kg acima do peso que gostaria de ter, não pense em perder esses 30 kg, mas em livrar-se dos 5 kg iniciais. Se você está atolado em dívidas, não pense em enriquecer e fazer uma viagem para a Europa, mas em desenvolver uma estratégia para quitar essas dívidas.
o que você ama fazer? Volte para sua infância, desde o início até os oito anos. Durante esse tempo, você era realmente você. Depois dessa idade, você estava sendo moldado pela sociedade para ser uma certa pessoa.
Não havia água na cisterna, mas somente lama; e Jeremias afundou na lama” (Jeremias 38:6). Para que a voz profética de Jeremias fosse silenciada, seus inimigos o jogaram dentro de um poço. ... Foi isso o que aconteceu com o profeta Jeremias. Ele despertou o ódio dos seus inimigos porque estava dizendo a verdade.
É hora de encontrar o seu caminho, as motivações que irão fazer com que tenha força para recomeçar. O motivo inicial para se reerguer é estar vivo, o que já é uma grande razão para ser grato e retribuir desfrutando de cada dia com plenitude. Então, é necessário que amplie a sua visão para que encontre outros motivos, pois tenho a certeza que tem muitos.
Se você está se sentindo no fundo do poço, aproveite esse momento para refletir. O que fez com que chegasse nessa situação? Foi alguma atitude sua ou uma circunstância que fugiu do seu controle? Parar para pensar, buscar respostas e se conhecer melhor é o primeiro passo para recomeçar e fazer de forma diferente. As experiências passadas certamente têm muito a te ensinar, permita-se aprender com elas, isso é sinal e evolução e amadurecimento.
O poço artesiano é aquele cuja água jorra naturalmente. Ou seja, depois de perfurado, ele funciona sem necessidade de bomba, uma vez que a pressão da água é suficiente para a sua subida à superfície de forma natural. Poços artesianos jorrantes podem ocorrer em aquíferos confinados. No entanto, são muito raros.
Muitas pessoas precisam chegar ao fundo do poço para perceberem que precisam agir de modo diferente para conquistar o que desejam. O desconforto causado por essa sensação pode ser a mola propulsora que estava faltando para que se dê uma guinada na vida. Obviamente, o ideal é não precisar chegar a esse ponto para ter, então, uma atitude, contudo, é importante evitar julgamentos, afinal cada indivíduo tem o seu tempo e os seus motivos, respeitar isso é fundamental.