EXAME: TGO /AST. TUBO/AMOSTRA: Tampa vermelha (sangue total ou soro). EXAME: TGP/ALT. TUBO/AMOSTRA: Tampa vermelha (sangue total ou soro).
Este exame requer um jejum mínimo de três horas. - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.
Pode ser necessário jejum de 12 horas antes da colheita. Nesse caso, apenas é permitida a ingestão de água. São preferidas amostras colhidas pela manhã. A ferritina é pedida para avaliar as reservas de ferro do corpo.
Hemograma, colesterol total e triglicérides, além dos exames relacionados à função tireoidiana não precisam de jejum.
Para realizar o hemograma completo não são necessários muitos preparos específicos. Caso o paciente siga uma leve dieta um dia antes do exame, não é necessário fazer jejum. Porém, caso contrário, recomenda-se um jejum de 3 horas.
Ambos não precisam ser colhidos em jejum. Para o exame de fezes não precisa ser a primeira evacuação do dia. Já o de urina os médicos tem preferência quanto a primeira urina do dia, mas quando não for possível, pode ser colhida em qualquer horário, desde que tenha pelo menos 2 horas de retenção urinária.
Geralmente não é necessário qualquer tipo de cuidado especial antes de fazer o exame de urina, no entanto alguns médicos podem pedir que se evite o uso de suplementos de vitamina C, laxantes com antraquinonas ou antibióticos, como o Metronidazol, alguns dias antes, já que podem alterar os resultados.
Verdade. Até mesmo o consumo de água deve ser feito sem excessos, o ideal é consumir a média recomendada por dia: 3 litros para um adulto. Água não quebra o jejum, mas, em excesso, pode alterar os resultados nos exames de urina, por exemplo.
Além disso, alguns medicamentos, exames com contraste e alimentos também podem alterar a cor da urina, fazendo que fique cor de rosa, vermelha ou verde, por exemplo.
Remédios interferem em exames laboratoriais? Alguns, sim. Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame.
Colher de preferência a primeira urina da manhã. Abrir o frasco somente na hora da coleta para evitar a contaminação. Realizar higiene das áreas genitais com água e sabão, para evitar contaminação, fazer a secagem destas áreas. Desprezar o primeiro jato de urina, colhendo-se o jato médio em diante.
Coleta para exame de urina (EAS) A amostra deverá ser coletada pelo paciente na manhã do dia destinado a entrega do mesmo (primeira urina do dia). Fazer a higiene da região genital apenas com água e sabão. Desprezar o primeiro jato urinário e colher o restante, o suficiente para encher o recipiente adequado.
Preferencialmente deve ser colhida a primeira urina da manhã, caso isso não ocorra, ficar sem urinar por pelo menos duas horas que antecedem a coleta.
O ideal é realizar a coleta ao levantar ou após no mínimo duas horas de retenção. Fazer a coleta em um coletor convencional de tampa rosqueável, não se faz necessária higienização nem se pode desprezar o primeiro jato de urina.
Um tom amarelo-intenso indica que a urina está mais concentrada, uma situação oposta à da urina transparente. Essa cor é considerada normal para a primeira urina da manhã, pois passamos várias horas sem ir ao banheiro e sem tomar água.