O objetivo principal do jogo é a marcação de pontos que, assim como no vôlei, consiste em fazer com que a peteca caia no chão do campo adversário. Preparar no pátio da escola ou quadra o espaço para o jogo de peteca.
Para jogar peteca, as crianças formam um círculo com pelo menos três integrantes. Quem começa deve segurar a peteca com uma mão e golpeá-la debaixo para cima com a outra mão, lançando aos companheiros de jogo. O jogador seguinte golpeia a peteca passando para o outro sem deixar cair. Quando a peteca cair, o jogador sai da brincadeira. O ganhador do jogo será quem não deixou a peteca cair nem uma vez.
A peteca começou a ser elaborada e utilizada pela população indígena como uma atividade recreativa e desportiva para aquecimento durante a época mais fria. A tradição de jogar peteca foi transmitida com o passar dos anos, até se transformar num esporte.
A avaliação da aula de peteca será feita com base na compreensão e aplicação das regras básicas do jogo, no desenvolvimento das habilidades motoras e na execução das atividades. Além disso, o espírito esportivo, o respeito às regras e o trabalho em equipe também serão avaliados.
O primeiro Campeonato Brasileiro de Peteca foi realizado em 1987. Com o crescimento da modalidade, logo em seguida ao campeonato, foi inaugurada a Confederação Brasileira de Peteca (CBP) em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Durante a aula, os alunos devem desenvolver habilidades motoras, como a coordenação motora, a percepção espacial e a resistência. Além disso, devem compreender e aplicar as regras básicas do jogo, desenvolver o espírito esportivo, o respeito às regras e o trabalho em equipe.
O brinquedo confeccionado com recicláveis, além de ajudar a preservar o meio ambiente, contribui para o desenvolvimento da criatividade da criança do seu pensamento crítico e do aprendizado em relação ao desperdício (consequência do consumo exagerado).
Información adicional » Puedes consultar la información adicional y detallada sobre Protección de Datos Personales en la Política de Privacidad y Aviso Legal de https://br.guiainfantil.com
Esse vídeo apresenta um tutorial explicando e demonstrando como confeccionar uma peteca com materiais recicláveis. Confira e saiba como produzir o objeto para a prática recreativa da modalidade.
De acordo com a Confederação Brasileira de Peteca (CBP), o objeto peteca tem como marco de seu surgimento o ano de 1500, tendo se originado como jogo indígena nas sociedades pré-cabralinas. Assim, o jogo ou brincadeira assumia diferentes formas e era disseminada de modos distintos, conforme as culturas dos povos da América, em locais onde hoje se localizam Brasil, Peru, Argentina e México.
Melhora na flexibilidade, fortalecimento dos ossos e maior agilidade nos movimentos estão entre os benefícios de praticar peteca. … Além disso, por ajudar a fortalecer os músculos e ossos se for praticada regularmente, também funciona como uma aliada para a prevenção de doenças como a osteoporose.
As primeiras regras, no entanto, não contribuíram para que a prática se sustentasse como esporte, levando a reformulações na década de 1930. Com isso, a quadra foi reduzida a um campo de 18 m x 9 m, com apenas uma (em vez de duas) rede divisória e permitindo até seis jogadores por equipe. Nessa transformação, as regras dessa modalidade se tornaram bastante similares às do voleibol, principalmente nos países europeus.
A peteca não é somente um jogo infantil, mas também um esporte declarado oficial no Brasil. De origem indígena, a palavra peteca significa (em tupi) esbofetear, golpear com a mão espalmada. Trata-se de um artefato normalmente feito com borracha na sua base e penas sintéticas ou naturais, com o objetivo de dar equilíbrio ou orientar sua trajetória no ar, quando arremessada. A peteca brasileira é muito popular em outros países como Alemanha e Reino Unido.
O nome ‘peteca’ designa tanto o instrumento utilizado no jogo quanto o esporte. A estrutura é bem parecida com a do voleibol: o campo é dividido em dois por uma rede e cada equipe ocupa um dos lados. Com regras bem simples, o objetivo é golpear a peteca com a mão e fazer com que ela caia no campo do oponente, marcando pontos.
O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.
A confecção de brinquedos estimula as percepções visual e tátil, a coordenação motora, a sensibilidade auditiva, a linguagem oral, a expressão corporal, a organização, a concentração, entre outros.
estimula a criatividade; ajuda no entendimento da importância de regras e limites; contribui para o desenvolvimento de laços afetivos; promove a interação e o compartilhamento.
Em geral se utiliza o sistema de vantagens para a contagem de pontos. Cada partida é disputada em sets, que terminam quando uma das equipes alcança 12 pontos ou depois de 20 minutos de jogo. O participante que ganhar dois sets primeiro, ganha a partida. Outro detalhe importante é que depois do saque, o ponto deverá ser finalizado em 30 segundos, senão a vantagem se inverte.
A Peteca é uma atividade que todos os alunos da Educação Infantil adoram. Esta atividade tem sido uma constante nas aulas de Educação Física e em diversas atividades, pois é uma forma divertida de proporcionar aos alunos o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais.
ORIENTAÇÃO: A família vai confeccionar o brinquedo Peteca a criança pode participar amassando o jornal. Deixe a criança explorar livremente. Depois você pode dar tampa de caixa de sapato, mudando o nível de dificuldade da brincadeira.
Em um jogo formal de peteca, a quadra é dividida por uma rede, e os jogadores ou equipes ocupam lados opostos. Um jogador serve a peteca, que deve ser rebatida para o outro lado da quadra. Se a peteca cair no chão no lado do adversário, o jogador ou equipe que a enviou marca um ponto. O jogo continua até que um jogador ou equipe atinja um número predeterminado de pontos.
Aos poucos, os colonizadores incorporaram a peteca ao seu próprio cotidiano e, assim, a brincadeira — para crianças e adultos — foi passando de geração a geração até os dias de hoje. A folha que amarrava as pedrinhas acabou sendo substituída por pano, depois por couro.
Para jogar peteca, as crianças formam um círculo com pelo menos três integrantes. Quem começa deve segurar a peteca com uma mão e golpeá-la debaixo para cima com a outra mão, lançando aos companheiros de jogo. O jogador seguinte golpeia a peteca passando para o outro sem deixar cair.
Os alunos da Educação Infantil confeccionaram petecas em sala de aula. A atividade tem a intenção de estimular a coordenação motora fina, que trata-se do movimento realizado com as mãos e os dedos. ... As classes também aprenderam sobre a histórica da peteca, uma brincadeira que passou pelas ruas, grama, areia e quadras.
Um jogador sorteado inicia impulsionando a peteca para o alto, numa manobra semelhante ao saque usado no vôlei. Ele segura a peteca com uma das mãos e com a outra dá um tapa, de baixo para cima. Todos os jogadores precisam manter a peteca no ar dando-lhe tapas, para impedi-la de cair no chão.
Há uma rede, como a do vôlei, e a peteca tem que ser jogada de um lado da quadra para o outro por cima da rede; Quando é praticado em equipes (2 para cada lado), um terceiro jogador fica sentado como técnico, podendo entrar como substituto ao longo de cada set (4 substituições).
As petecas 1 e 4 são mais caseiras, podem ser utilizadas em um contexto informal como uma brincadeira entre crianças, dado seu desenvolvimento manual e informal mostra a simplicidade empregada na sua prática.
E) QUAIS SÃO OS DOIS TIPOS DE PETECAS UTILIZADAS NO JOGO DE BADMINTON? ( ) SINTÉTICA E DE PENA DE PATO. ( ) SINTÉTICA E DE PENA DE GANSO. ( )PENA DE GANSO E TECIDO.
Inicialmente era um brinquedo confeccionado artesanalmente com penas de aves, palha de milho e pequenas pedras e fazia parte do folclore mineiro.
O jogo de Peteca fortalece os músculos e os ossos se for praticado de maneira regular. Com isso, é possível prevenir doenças como a osteoporose. Durante essa prática esportiva aeróbica ocorre a liberação de endorfina o popular "hormônio da felicidade", além de ajudar a descarregar toda a tensão acumulada.
Um estilo de vida mais ativo contribui para diminuir a incidência de várias doenças crônico-degenerativas, reduzindo os índices de mortalidade cardiovascular e geral. A prática regular de exercícios garante o aumento de massa muscular, além da preservação da massa óssea e o controle da glicemia e da pressão.
A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.
As atividades físicas proporcionam diversos benefícios para seus praticantes. Conscientização e aumento da autoestima, melhora do sistema imunológico, redução da ansiedade e da depressão, restabelecimento da qualidade do sono e redução do risco de morte e de doenças provocadas pelo sedentarismo são alguns deles.
Conforme foi descrito logo acima, se movimentar ajuda a melhorar todo o corpo. Desde o funcionamento dos órgãos, até a melhora das funções cognitivas e mentais. Sendo assim, esse movimento do corpo portanto tem um efeito preventivo para o aparecimento de diversas doenças.
Benefícios específicos do exercício:
Movimentar o corpo é fundamental para o corpo e para a mente. Além de prevenir doenças, principalmente ligadas ao excesso de peso, como a hipertensão e a diabetes, o exercício regular desencadeia uma série de adaptações fisiológicas, psíquicas e sociais que proporcionam efeitos benéficos a saúde.
Os movimentos são de grande importância biológica, psicológica e social, sendo fundamentais para a aprendizagem e para o desenvolvimento humano. ... O movimento é fundamental para a construção da autonomia, já que contribui para o domínio das habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância.
sem movimentos os seres estariam sujeitos à várias doenças, a obesidade, ao não desenvolvimento e poe fim a morte. o movimento é de extrema importância para a vida e sobrevivência dos seres vivos.