Algum tempo no século 15, cristãos começaram a ler essa pronúncia (YeHoVaH) como o nome de Deus. Só que essa pronúncia, em alemão, é escrita Jehowah. Parece que William Tyndale popularizou o nome Jehovah em inglês, e em português nós o transliteramos como Jeová, omitindo o “h”.
Até hoje não há uma concordância exata se a pronúncia de “Yahweh” é iavé ou iarrué, pois não se tem certeza se a letra hebraica waw ( ו ), transliterada por “w”, seria pronunciada com som de “u” ou “v”.
A Edição Almeida Revista e Corrigida, edições de 1898, 1969, 1995 e 2009: Retém o nome divino em sua forma mais conhecida na língua portuguesa em letras maiúsculas (JEOVÁ) quase 300 vezes, em lugares tais como Salmo 83:18; Isaías 12:2 dentre outros, e extensivamente, no livro de Isaías, Jeremias e Ezequiel.
Em As Testemunhas de Jeová, o Dr. Walter Martin concluiu que na Comissão "não havia nenhum tradutor de reputação com títulos reconhecidos em exegese ou tradução grega ou hebraica". Segundo os críticos, Frederick Franz era o único membro capaz entre os membros da Comissão para fazer um trabalho de tradução.
Em que é que acreditam? Em Jeová, que consideram o Deus verdadeiro. Também na Bíblia, cuja mensagem têm o dever de anunciar. Acreditam na Salvação; que o sacrifício de Jesus (o Salvador e filho de Deus) permitiu a libertação de todos "do pecado e da morte".
- Divórcio; - Internet; - Caça e pesca por desporto; - Casamento fora da religião.
As Testemunhas de Jeová acreditam que Deus é o Criador e o Ser Supremo. As testemunhas rejeitam a doutrina da Trindade, que consideram não bíblica. Eles vêem Deus como o Pai, um espírito invisível "pessoa" separada do Filho, Jesus Cristo.
As Testemunhas de Jeová emergiram dos Estudantes da Bíblia, grupo fundado no final da década de 1870 por Charles Taze Russell. Com a formação da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, houve mudanças doutrinais e organizacionais significativas, chefiadas por Joseph Franklin Rutherford.
Brasil
Elas também não doam sangue nem o armazenam para seu próprio uso numa possível transfusão. Um dos motivos que levam as Testemunhas de Jeová a recusarem as transfusões de sangue é que elas acreditam que a Bíblia Sagrada, ou a Palavra de Deus, proíbe tomar sangue por qualquer via.
O Natal é a festa maior do cristianismo, mas nem todos os cristão o celebram. As Testemunhas de Jeová, por exemplo, não acreditam que Jesus Cristo tenha nascido a 25 de Dezembro e dizem que a própria Bíblia dá essa pista.
Testemunhas de Jeová veem o cantar do hino nacional como idolatração. Ricardo garante que para as testemunhas de Jeová não existe uma pátria, mas apenas um lugar onde nasceram, não aceitando qualquer manifestação no hino nacional ou no hastear da bandeira.
Até o quarto século, o Cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício, pois o consideravam como um costume pagão.
As ex-testemunhas de Jeová rejeitadas pelas próprias famílias. Para muitos ex-fiéis, abandonar ou ser expulso dessa religião significa que eles não podem mais falar com seus filhos ou parentes, o que leva a casos de depressão e até mesmo risco de suicídio.
Crenças astrológicas tradicionais indicam, como dia mais provável, o sábado, dia 22 de agosto de 7 a.C. Seria conveniente lembrar que no calendário judeu o dia começa ao pôr-do-Sol, de modo que se considerarmos a legenda que Cristo nasceu depois do pôr-do-Sol, podemos aceitar que o seu nascimento ocorreu em 21 de ...