Qual é o valor aproximado do grau de ionização desse ácido? Por fim, basta multiplicar por 100. Assim, 0,67.
Ácido forte: Apenas HCl, HBr ou HI; Ácido moderado ou semiforte: Apenas HF; Ácido fraco: qualquer outro hidrácido....Com isso, se:
No exercício, o ácido perclórico (HClO4) é o que apresenta maior força, já que sua potencia, 100, é a maior entre as opções fornecidas. O segundo mais forte é o ácido fluorídrico (HF), cuja potência é 10-4. Já o ácido mais fraco é o ácido cianídrico (HCN), cuja potência é 10-10.
Ácidos mais comuns
Ácidos fortes
Hidrácidos: ácidos que não apresentam oxigênio na sua composição. Exemplos: HI, HCN e H2S. Oxiácidos: ácidos que apresentam oxigênio na sua composição. Exemplos: H3PO3, H2SO3 e HBrO2.
Hidrácidos: aqueles ácidos que não possuem oxigênio na fórmula do composto anidro. Exemplos: HCl, HCN, HF, etc. ... Oxiácidos: aqueles que possuem oxigênio em suas moléculas.
Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O).
Óxidos são substâncias inorgânicas binárias que apresentam o oxigênio como elemento mais eletronegativo. ... Óxido é uma substância inorgânica binária (formada por dois elementos químicos diferentes) em que um dos elementos é o oxigênio (sigla O), que é o elemento mais eletronegativo e apresenta NOX igual a -2.
Os óxidos anfóteros são óxidos que possuem um comportamento ambíguo, pois frente a um ácido eles se comportam como um óxido básico; e na presença de uma base se comportam como óxidos ácidos. Tanto a base como o ácido com o qual os óxidos anfóteros reagem devem ser fortes, com caráter químico bem pronunciado.