Resposta: linguagem verbal informal.
A linguagem formal está ligada ao uso das normas gramaticais, enquanto a linguagem informal é mais livre, sendo mais utilizada em situações cotidianas. A linguagem formal é aquela que usamos em situações mais formais, sendo marcada pelo uso da norma culta.
Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação. ... É comum na linguagem literária o emprego da conotação, de figuras de linguagem e figuras de construção, além da subversão à gramática normativa.
Resposta. Resposta: quando está relacionada aos livros ou a qualquer escritura.
Podemos dizer que o texto literário conduz o leitor a mundos imaginários, causando prazer aos sentidos e à sensibilidade do homem. A literatura transformou-se, em várias partes do mundo, em disciplina escolar dada a sua importância para a língua e a cultura de um país, assim como para a formação de jovens leitores.
Resposta. Estudar literatura é importante pois desenvolve sua capacidade na língua portuguesa, aumenta seu interesse por leitura, melhora seu vocabulário, te torna uma pessoa mais culta e respeitável.
A leitura é determinantemente de grande relevância para o aprendizado do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Quando não se tem o hábito rotineiro de leitura, não temos paciência de ler um livro.
3 A Literatura proporciona o aprendizado, de uma forma lúdica e segura, ao mesmo tempo em que permite o acesso das novas gerações aos valores acumulados pelo processo civilizatório e universalmente aceitos como válidos, como a honestidade, o respeito ao próximo, a importância da cultura, enfim a transmissão de valores ...
Ler sobre histórias, ficcionais ou não, irão ajudá-lo a contornar obstáculos da vida real. A leitura é benéfica para o seu cérebro, já que ela desenvolve a concentração, o foco seletivo e a imaginação. Todos esses benefícios ajudam a manter o cérebro saudável e jovem, além de melhorar a memória e prevenir o Alzheimer.
Nota-se através desta pesquisa que a literatura contribui muito para a formação do sujeito uma vez que através da leitura a criança torna-se letrada, sabendo não apenas decodificar letras mas também a pensar, emitir opinião, e agir sobre sua realidade para alcançar objetivos.