Os coanócitos são células dotadas de flagelos que, ao se movimentarem, permitem o deslocamento da água no interior do corpo do animal.
Em Zoologia, denomina-se ósculo à abertura principal da espongiocele, na extremidade livre do corpo dos animais do filo Porifera - as esponjas.
Os coanócitos são células flageladas típicas das esponjas do mar. Tem uma forma ovoide e seu flagelo tem a função de movimentar e capturar a água para assim retirar os nutrientes que estão dissolvidos. ... É uma das principais células dos animais do filo porífera.
Os Coanocitos são células exclusivas do poriferos cujas principais funções são, produzir correntes de água, capturar e ingerir partículas de alimento, exercer a respiração, pois são ricas em mitocôndrias, elas também são produtoras de gametas e transportadores de espermatozóides.
Resposta. transporte e distribuição de nutrientes para as demais células do corpo da esponja.
Os pinacócitos possuem o formato achatado e revestem a parede externa do porífero, constituindo a chamada pinacoderme. ... Os coanócitos possuem a função de recolher os alimentados levados até o porífero por meio da água, além de digeri-los.
O amebócito é uma célula encontrada no filo Porifera. Não tem forma corporal definida e possuem deslocamento livre pelo mesoílo. Podem assumir diferentes funções, mas as funções principais são a digestão, transporte e distribuição de nutrientes para as demais células do corpo da esponja.
Os poros tem a função de permitir a entrada de água que é importante para que as esponjas possam ter acesso a gases e nutrientes.
As principais células dos poríferos são os coanócitos, os pinacócitos e os amebócitos. Os coanócitos são responsáveis por captar os alimentados levados até o porífero por meio da água, além de digeri-los. Os pinacócitos possuem o formato achatado e revestem a parede externa do porífero.
Como não possuem sistema digestório, a digestão dos poríferos acontece de forma intracelular. Se alimentam de partículas em suspensão na água, que entram pelos poros junto com a água e caem no átrio – cavidade interna da esponja – e saem pelo ósculo, que é uma abertura maior.
As esponjas se alimentam de pequenas partículas em suspensão na água que circulam ao redor de seu corpo. Especializadas na captura e digestão dos alimentos são as células flageladas.
Respiração e Alimentação Assim, ocorre a respiração, através das trocas gasosas por difusão. A alimentação se dá através de partículas alimentares suspensas na água, como protozoários e algas unicelulares. As partículas absorvidas são capturadas pelos coanócitos, que digere parte das substâncias.
Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio. ... O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina.
A parede do corpo das esponjas apresenta duas camadas de célula separadas pelo chamado mesoílo. A camada celular mais externa é a pinacoderme, formada por células achatadas denominadas de pinacócitos. A camada de célula interna, voltada para a espongiocele, é rica em células flageladas denominadas de coanócitos.
Esses animais possuem o corpo repleto de pequenos orifícios ou poros, característica que deu o nome ao grupo-poríferos: portadores (fero) de poros (porus). Cnidários: O filo Cnidaria (cnidários)possui representantes na água doce e no mar.
Resposta: Os poríferos não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, não apresentam órgãos, sendo considerados os animais mais simples do reino Animalia. São animais filtradores, sésseis quando adultos e podem apresentar estágios larvais móveis.