Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida.
Os hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), juntamente aos clorofluorcarbonetos (CFCs), brometo de metila e halons, são tipos de Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio (SDOs).
Os CFCs eram facilmente encontrados em sprays aerossóis, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, equipamentos contra incêndio e solventes. ... A produção do CFC-11 é duplamente nociva: além de aumentar o buraco na camada que nos protege dos raios UV-B, ela contribuiu para o aquecimento global.
O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.
Resposta. Resposta: Entre as camadas da atmosfera, a segunda mais próxima à superfície da Terra é a estratosfera, que fica a uma distância de 10 a 50 km da superfície. É nessa camada que está localizada a camada de ozônio, em uma altitude entre 20 a 35 km e com uma espessura aproximada de 15 km.
Resposta. A camada de ozônio funciona como um escudo protetor que impede a passagem dos raios ultravioleta do Sol. Essa camada fica na estratosfera, de 25 a 30 km acima do nível do mar.
Resposta. Explicação: Entre as camadas da atmosfera, a segunda mais próxima à superfície da Terra é a estratosfera, que fica a uma distância de 10 a 50 km da superfície. É nessa camada que está localizada a camada de ozônio, em uma altitude entre 20 a 35 km e com uma espessura aproximada de 15 km.
A principal causa da destruição da camada de ozônio é a reação química do CloroFluorCarbono ( CFC ) que esta presente em alguns aerosóis, solventes, ar condicionado e geladeiras. O CFC através da atuação com os raios ultravioletas, quebra as ligações do ozônio O3, destruindo a sua camada respectivamente.
Com a destruição da camada de ozônio, a radiação UV não é absorvida, consequentemente, é refletida para a Terra novamente podendo ocasionar câncer de pele (melanoma).
estratosfera
Destruição e buraco na camada de ozônio Em 1977, alguns cientistas britânicos alertaram sobre a existência de um buraco na camada de ozônio na região da Antártida. Estudos posteriores demonstraram que em todo o planeta a camada estava se tornando mais fina. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
troposfera
A atmosfera é constituída por cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera; que servem como proteção, uma vez que se elas não existissem não suportaríamos o calor emitido pelos raios solares. ... É também na troposfera que ocorre a poluição do ar.
Troposfera
Resposta. A atmosfera terrestre é dividida em algumas camadas, sendo a estratosfera, mesosfera, termosfera, troposfera, ionosfera e exosfera. A camada onde ocorrem todos os fenômenos meteorológicos é a troposfera. É a camada mais baixa e densa da atmosfera terrestre, variando sua altitude entre 7 e 16km.
A maior parte dos eventos meteorológicos ocorre na troposfera, a camada mais baixa da atmosfera terrestre. ... Os fenômenos meteorológicos ocorrem devido às diferenças de temperatura, pressão atmosférica ou umidade do ar entre uma massa de ar e outra.
Principais características Page 5 principais da troposfera; Concentra cerca de ¾ dos gases presentes na atmosfera terrestre e quase a totalidade do vapor de água; Nesta camada ocorrem os fenômenos climáticos (chuva, geada, vento, neve, furacões entre outros); A espessura (altitude) da troposfera varia de acordo com a ...