Os lagartos são reptéis que correspondem ao incrível quantitativo de 3.000 espécies, distribuídas em 45 famílias. Como qualquer outro ‘grupamento’ de reptéis, eles variam no tamanho e na forma (principalmente considerando o grande quantitativo de espécies existente). No quesito tamanho, há espécies medindo desde alguns centímetros até 3 metros de comprimento (como é o caso do dragão de Komodo).
Muitos lagartos possuem a peculiaridade de destacar a cauda, a qual continua se contorcendo após a separação, de modo a distrair a vítima. A regeneração parcial desta cauda ocorre após algumas semanas, e neste processo estão envolvidos cerca de 326 genes.
A espécie lagartixa-doméstica-tropical (nome científico Hemidactylus mabouia) também está inclusa na família Gekkonidae. Possui dimensões físicas muito pequenas (no caso, de 20 a 110 milímetros). Mesmo a espécie sendo oriunda da África, pode ser encontrada em quase toda a América. Também é considerada uma espécie comum em ambientes domésticos. Curiosamente, aqui no Brasil, recebe nomes específicos de acordo com o local. No Noroeste Paulista e em santa Catarina, pode ser chamada de crocodilinho de parede, por exemplo.
os tipos de alimentos mais usados para cobras em cativeiro também incluem lagartos. Com o tipo de lagartos que as cobras comem, existem variações óbvias, como diferentes tipos de lagartos apresentando peles diferentes e, portanto, níveis variados de digestibilidade de acordo.
A maturidade sexual para as fêmeas é atingida entre os 3 a 5 anos de idade, e, no caso, dos machos, aos 6 a 8 anos. Com a maturidade sexual, há o declínio no ciclo de espessamento e crescimento ósseo. A expectativa de vida está na média de 12 anos, porém, existem indivíduos que podem chegar até os 60 anos.
Quando os dragões de Komodo ingerem até 80% do seu peso corporal em uma única refeição, costumam locomover-se para um local de campo aberto, de modo a agilizar a digestão, a qual se for muito demorada pode trazer o risco do alimento de que o alimento apodreça e envenene esses reptéis.
O dragão de Komodo (nome científico Varanus komodoensis) também pode ser chamado de crocodilo da terra. É endêmico na Indonésia, mais precisamente nas ilhas de Komodo, Sítio Alegre, Flores, Gili Montang e Rinca.
Presas pequenas (no caso, do tamanho de uma cabra) podem ser engolidas inteiras, através do uso das mandíbulas pouco articulada dos dragões, assim como estômago expansível e crânio flexível. Estas presas demoram de 15 a 20 minutos para serem engolidas, processo auxiliado pela lubrificação com saliva vermelha. Enquanto estão engolindo, utilizam um tubo, localizado abaixo da língua, que se liga ao pulmão.
muitos tipos de pássaros comem pequenos lagartos. Aves de rapina maiores, como falcões, corujas e águias, caçam, matam e comem lagartos. A vida não é fácil para a maioria dos tipos de lagartos porque esses pássaros, circulando sobre eles o dia todo, podem facilmente vê-los de cima e podem, mesmo sem que eles saibam, descer e atacar eles. Algumas das aves que são conhecidas por atacar lagartos incluem abutre preto, Caracara com crista, Coruja-pigmeu ferruginosa, Garça-Real Azul, Garça-real, Roadrunner maior, Andorinha-do-mar de Bico de gaivota, Falcão de Harris, Gaivota de arenque, Mockingbird Hood, Kookaburra rindo, Coruja-pigmeu do Norte, Falcão pigmeu, Falcão na estrada, Falcão na estrada, abutre de peru e coroado-Amarelo.
Seus variados modos de reprodução, sua capacidade de regular a temperatura corporal e a capacidade de regenerar caudas quebradas em algumas espécies são altamente valorizadas como indivíduos de pesquisa em ciências biológicas.
Beck, D. D.; M. R. Dohm; T. Garland, Jr.; A. Ramirez-Bautista; C. H. Lowe (1985). “Locomotor performance and activity energetics of helodermatid lizards”. Copeia. 1995 (3): 577–585;
todas as cobras são estritamente carnívoras, comendo pequenos animais, incluindo lagartos. Muitas espécies de cobras comem prontamente lagartos. Pequenos lagartos skink são os lagartos mais comumente usados para alimentação, talvez porque possam ser digeridos com bastante facilidade. Em termos de facilidade e dificuldade para digerir os alimentos, a tendência geral das cobras é com relação à digestão, quanto mais difícil de digerir, menos provável o lagarto acabará sendo presa.
Na mitologia aborígine australiana, existe um deus lagarto chamado Tarrotro que dividiu a raça humana em macho e fêmea, e os dotou com a habilidade da arte. Um rei lagarto chamado Mo'o aparece no Havaí e em outras culturas polinésias.
As lagartixas ou calangos são nomes populares utilizados muitas vezes para se referir às espécies das famílias Gekkonidae e Lacertidae, assim como aos indivíduos do gênero Tropidurus.
A pele é coberta por escamas sobrepostas de queratina. Estas escamas protegem contra condições ambientais adversas, bem como diminuem a perda de água por evaporação, por isso, muitas espécies conseguem sobreviver nos desertos mais inóspitos do mundo. A pele sofre descamação conforme o processo de crescimento e desenvolvimento do animal, no entanto, a pele não é liberada de uma só vez, mas liberada em ‘pedaços’.
Algumas espécies de Gekkonidae colocam seus ovos em ninhos comuns, ou seja, várias fêmeas colocam seus ovos no mesmo ninho. Parece também que a mesma fêmea retorna ao mesmo local para continuar botando ovos.
Eles geralmente não transmitem doenças e representam pouco perigo para os humanos que tomam as devidas precauções para manuseá-los, geralmente estão infectados com alguns parasitas, como a malária, mas tendem a ser específicos da espécie, podem infectar um ser humano com salmonela, tuberculose e outras infecções virais, mas para ser infectado, o lagarto deve ser colocado dentro da boca do ser humano.
Já a família Lacertidae, envolve espécies nativas da África, Europa e Ásia. Conta com um total de 26 gêneros. O gênero Gallotia, em particular, teria evoluído desde que as primeiras ilhas emergiram do mar (no caso, a 20 milhões de anos atrás).
Muitas espécies defendem certas áreas contra intrusos da mesma espécie ou de espécies relacionadas. A defesa territorial nem sempre termina em combate real, na grande maioria das vezes eles são substituídos por elaboradas exibições e rituais que envolvem aumento de tamanho, elevação de cristas e várias posturas. Outras espécies exibem cores brilhantes ao lado de movimentos estereotipados, como flexões, balançar a cabeça e balançar a cauda.
Os fósseis mais antigos de lagarto foram encontrados na Formação Tiki na Índia, datam de 220 milhões de anos (embora, com algumas controvérsias entre os estudiosos) e correspondem à extinta espécie Tikiguania estesi.
A espécie é bastante lenta quando em terra firme, mas na água é capaz de nadar com desenvoltura, em razão de muitas adaptações anatômicas. Sua cauda, por exemplo, possui um achatamento lateral, e com isso é capaz de gerar boa propulsão. Os espinhos nas costas e as garras longas e afiadas também auxiliam neste processo, o primeiro proporcionado estabilidade, e o segundo permitindo agarrar-se às rochas e correntes fortes.
Contudo, usando métodos de limpeza, o bórax pode ajudar a afastar estes animais. Este mineral é igualmente chamado de tetraborato de sódio e borato de sódio. Uma vez que é muito fácil de ser dissolvida em água, esta substância é encontrada na sua forma natural – o evaporito.
Limpeza e usar bórax são duas das opções para afugentar répteis da sua casa! Siga as nossas dicas e vai ver que nunca mais verá lagartixas ou lagartos a rondar o seu lar! Com certeza, você já encontrou na sua casa lagartixas e lagartos. ... Contudo, usando métodos de limpeza, o bórax pode ajudar a afastar estes animais.
Manter as galinhas protegidas de problemas relacionado a doenças ou a predadores é uma preocupação diária de todo produtor.
Aproxime o bastão ao animal lenta e cautelosamente. Pendure o arco ligeiramente à frente do lagarto. Espere ele entrar no arco ou passe-o pelo pescoço dele cuidadosamente. Quando o pescoço do lagarto estiver no arco, puxe o fio delicadamente para apertar o nó e capturar o lagarto.
Modo de Preparo
Coloque uma armadilha com frutas frescas, se não conseguir capturar a iguana. Armadilhas vivas não são ideais porque as iguanas podem se machucar tentando escapar. Use a armadilha como último recurso. Cubra a armadilha com um saco de serapilheira para reduzir as chances da iguana se machucar.
Eles vivem em terrários que deve ser espaçoso o suficiente para que eles possam se movimentar sem problemas, deve conter muitas rochas, galho, areia, pedras e tudo aquilo que faça-o se sentir o mais próximo possível de seu habitat natural.
insetos
Para quem nunca ouviu falar parece brincadeira, mas a prática de adotar répteis como pets tem até nome, herpetocultura. Apesar de pouco conhecida no Brasil a criação de lagartos é um dos mercados PET que mais cresce no mundo, e se você quiser entrar nessa, existem vários guias sobre como começar.
2 anos
Algumas espécies para se livrar de predadores conseguem se camuflar e até mesmo emitir ruídos; O tempo médio de vida de uma lagartixa é de 8 anos.
O animal precisa de um terrário confortável com bastante espaço para andar e se esconder. Ofereça uma dieta rica em nutrientes, necessária para o desenvolvimento do lagarto e tome cuidado ao interagir com ele – se você o manusear com respeito, ele pode ser bastante sociável.
Sempre estão próximos de alguma fenda ou de algo que atraia insetos e outros artrópodes, como lâmpadas e vegetais. São também muito confundidos com lagartixas (geckos), apesar de serem muito maiores que a lagartixa caseira.
Os lagartos são ativos durante o dia e a noite se recolhem. Enquanto as lagartixas são ativas a noite e se escondem durante o dia. Os dois são de sangue frio e se sentem bem nas horas mais quentes o lagarto gosta de “lagartear”. Como a lagartixa tem hábito noturno não faz isto, mas aparece nas noites quentes.
Ter uma lagartixa por perto poderia ser sinal de sorte, afinal, além de não oferecer nenhum tipo de risco aos homens e animais de estimação, ela controla populações de insetos na região. “Elas – assim como todos os lagartos do Brasil, não possuem veneno ou peçonha.
Sonhar com lagarto significa coisas positivas como criatividade e revitalização. Pode ser também um alerta de que pessoas do seu passado podem estar retornando à sua vida. De uma forma geral, o significado de sonhar com lagarto está atrelado a coisas boas acontecendo em sua vida.
Caso elas estejam contaminadas e forem ingeridas pelos nossos gatinhos, podem transmitir a Platinosomose, também conhecida como “Doença da lagartixa”. A Platinosomose é causada por um parasita que habita os ductos biliares e a vesícula biliar dos gatos, o que leva a um mau funcionamento do fígado.
Normalmente o animal exibe o ventre (ou outras partes do corpo, como a região inguinal), mostrando uma coloração chamativa (aposemática) permanecendo estático por alguns minutos. Isto faz com que o predador (principalmente aqueles orientados por movimento) pense que o animal está morto.
Gekkonidae
Lagartixa-doméstica-tropical
Répteis
Escamados
Classificação dos répteis Os répteis podem ser divididos em quatro linhagens: Testudines (tartarugas e jabutis), Squamata (lagartos e serpentes), Crocodylia (crocodilos e jacarés) e Rhynchocephalia (tuatara).
Existem quatro ordens de répteis: Chelonia, Crocodylia, Squamata e Rhynchocephalia.
Os répteis são animais muito bem-adaptados à vida no ambiente terrestre. O termo réptil vem do latim reptilis e significa “que se arrasta”. Entre seus representantes, podemos citar as serpentes, crocodilos, jacarés, lagartos e tartarugas.