A mudança de decúbito consiste em movimentar e mudar a posição do paciente acamado afim de proporcionar maior conforto e evitar complicações devido à imobilidade prolongada, tais como: descomprimir as áreas de proeminências ósseas, prevenir complicações pulmonares e úlceras por pressão e estimular a circulação.
Na posição anatômica, o individuo deverá estar em pé (posição Bípede), com a face voltada para frente (olhar para o horizonte), membros superiores estendidos e aplicados ao tronco com as palmas das mãos voltadas para frente, assim como os membros inferiores unidos e com as pontas do dedos voltadas para frente.
Os estudos das estruturas internas do corpo são possíveis somente após a morte e com o auxílio dos cortes anatômicos, que são realizados de maneira minuciosa para que as estruturas não sofram danos. Os tipos de cortes são sagital, frontal, transversal, longitudinal e sagital mediano.
A hipotensão ortostática (postural) é a queda excessiva da pressão arterial (PA) quando se assume a posição ortostática. A definição consensual envolve queda da pressão sistólica > 20 mmHg, queda da pressão diastólica acima de 10 mmHg ou ambas.
Vejamos algumas posições e sua finalidade:
adjetivo Que diz respeito à ortostasia, à posição vertical, ereta. [Medicina] Diz-se de fenômenos que ocorrem em consequência de se estar em pé: hipotensão ortostática; albuminuria ortostática.