Como criar frase interrogativa no Past Continuous
O Past Continuous (ou passado contínuo) é, entre os tempos verbais em inglês, aquele que expressa ações contínuas ocorridas em um momento do passado ou que começaram e ainda não foram concluídas. Esse tempo corresponde ao gerúndio no português (verbos com a finalização -ndo, -endo, -indo).
Regras do past continuous Por ser um tempo verbal composto, ele é formado pelo verbo auxiliar to be no simple past + present participle do verbo principal, sendo essa a estrutura das orações afirmativas.
O Simple Past indica ações pontuais no passado, enquanto o Past Continuous indica ações contínuas. Na frase I was not at home when she arrived. (Eu não estava em casa quando ela chegou.), percebemos duas ações pontuais: was not home (não estava em casa) e she arrived (ela chegou).
Utiliza-se o past continuous para descrever ações que estavam acontecendo em momentos simultâneos do passado. Formação das frases na negativa e na interrogativa: O negativo do past continuous é formado pelo acréscimo do “not” a frase. Entre parênteses pode-se observar a forma contraída.
O presente contínuo deve ser usado para expressar uma situação que está em progresso, ou seja, uma ação que ainda está acontecendo. Todo nosso “ando”, “endo” e “indo” dos verbos em português devem ser trocados em inglês por “ing”. She is studying English now. (Ela está estudando inglês agora).
A estrutura do Past Continuous é formada pelo verbo to be flexionado no Simple Past + verbo principal conjugado no gerúndio (-ing). As flexões de Simple Past do verbo to be são was e were. Was é usado com a terceira pessoa do singular (he, she e it) e were é usado com as demais pessoas verbais (I, you, we e they.)
Was e were são as flexões do verbo to be no passado. A flexão was é usada com os pronomes I (eu), he (ele), she (ela), it (utilizado para fazer referência a pessoas, animais, lugares e/ou objetos). Já a flexão were é usada com os pronomes you (você), we (nós), you (vocês) e they (eles/elas).
Na forma afirmativa, pode-se usar a forma contraída apenas no presente e no futuro: I'm, he's, she's, it's, we're, you're, they're, I'll be, he'll be, she'll be, it'll be, we'll be, you'll be e they'll be.
A formação básica do Simple Past é feita com o uso do auxiliar did nas formas negativa e interrogativa, e com o acréscimo de –ed, –ied ou –d ao final do verbo principal no infinitivo, sem o to, na forma afirmativa. Observe as tabelas abaixo e confira exemplos de conjugação do Simple Past. Did I dance? Did you dance?
I, you, he, she, it, we, you, they went (passado do verbo go = ir).
Como regra geral, pode-se dizer que para conjugar um verbo no Simple Present, basta usá-lo no infinitivo sem o to no caso dos pronomes I, you, we e they, e acrescentar -s, -es ou -ies no caso dos pronomes he, she e it.
We use “do” with the subjects: I, you, we and they. / Usamos “do” com os sujeitos (pronomes pessoais): Eu, você, nós e eles....Inglês