É por isso que, em decorrência do predomínio da economia capitalista criada pelo Ocidente e que impõe um certo tipo de desenvolvimento das ciências e das técnicas, falamos, por exemplo, em “ocidentalização dos chineses”, “ocidentalização dos árabes”, etc. ...
Estas experiências são marcantes para humanidade porque nem todas são fruto da vontade alheia. Muitas vezes fomos surpreendidos por fenômenos da natureza como: enchentes, terremotos, deslizamentos. ... A filosofia surge a partir da necessidade humana em querer explicar os fenômenos da natureza que ocorriam ao seu redor.
Esse modelo rigoroso, estruturado e lógico de se refletir sobre a existência humana será “exportado” para os demais países do ocidente e influenciará toda a produção filosófica posterior dos diversos filósofos nos mais diversos países em que irão sistematizar seus pensamentos. ...
O nascimento da Filosofia se deu através da compreensão do mundo a partir de fundamentos baseados na racionalidade, na lógica, e não em mitos.
A Filosofia Antiga corresponde ao período do surgimento da filosofia grega no século VII a.C. Ela surge da necessidade de explicar o mundo de um novo modo. Os filósofos buscam encontrar respostas racionais para a origem das coisas, dos fenômenos da natureza, da existência e da racionalidade humana.
A necessidade de entender o mundo a partir de explicações racionais, com apresentação de provas incontestáveis e de argumentos bem formulados e com boa base teórico racional, colaborou para o surgimento da filosofia.