No Brasil, recebeu o nome de "junina" (chamada inicialmente de "joanina", de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais são oriundas as comunidades de imigrantes, chegadas a partir de meados do século XIX.
Embora fosse uma dança dos meios aristocráticos, mais tarde a quadrilha conquistou o povo e adquiriu um significado novo e mais popular. Dessa maneira, se popularizou nos meios rurais como um festejo para agradecer a colheita e, ainda, homenagear os santos populares.
A festa junina é uma tradicional festividade popular no Brasil que acontece todo mês de junho e foi trazida para nosso país pelos portugueses durante a colonização. ... Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.
As festas juninas surgiram nos países europeus católicos e eram chamadas de “joaninas”, em homenagem a um santo católico, São João. Elas foram trazidas para o Brasil no período colonial, pelos portugueses. ... Apesar de todo o Brasil comemorar as festas juninas, é na Região Nordeste que elas são mais difundidas.
Sua origem é francesa, a partir das contradanças de salão do século XVII. A dança em par em uma sequência coreografada e interativa chegou ao Brasil no século XIX e foi adaptada até ter o formato que tem hoje, de alegres quadrilhas de festas juninas!
A origem da celebração no Brasil une jesuítas portugueses, costumes indígenas e caipiras, celebrando santos católicos e pratos com alimentos nativos. As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).
Junho é considerado o mês dos santos, isso porque a Igreja Católica comemora o dia dos três santos, que são: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Para garantir a diversão da celebração, veja 10 itens que não podem faltar em uma Festa Junina:
As festas aconteciam durante o solstício de verão para comemorar o início da colheita — por isso tanta comida e bebida — e eram organizadas pelos celtas, egípcios e outros povos. ... Não se sabe se o nome “junina” é uma adaptação que veio com o tempo ou se mudou porque a festa é comemorada no mês de junho.
A cidade paraibana, dona de uma das principais festas do País, adiou o evento para outubro, em vez de cancelar, como ocorreu em outros municípios que tradicionalmente realizam festejos em junho. ...
As Festas Juninas acontecem durante todo o mês de junho e comemoram Santo Antônio, São João e São Pedro, celebrados nas seguintes datas: domingo 13 junho 2021 (Santo Antônio), quinta-feira 24 junho 2021 (São João) e terça-feira 29 junho 2021 (São Pedro)
Neste ano a opção para celebrar a data, será realizar um São João Itinerante, com apresentações de forró pé de serra pelas ruas, tendo como objetivo levar animação e alegria para a casa das pessoas. A prefeitura também tem incentivado e divulgado as lives dos artistas da cidade.
São João 2021 de Campina Grande: a três meses de junho, prefeitura ainda avalia como realizar festa.