O ser humano é capaz de correr a uma velocidade de até 64,4 km/h - superando o atleta jamaicano Usain Bolt, recordista mundial dos 100 m rasos, segundo estudo realizado nos Estados Unidos.
Diferente dos percursos de 5 km (média distância), que podem ser realizadas entre 25 e 30 minutos, o tempo médio para 10 a 15 km varia entre 50 e 90 minutos, considerando que cada km seja feito em 5 ou 6 minutos. Para iniciantes, o tempo de prova, determinado pela intensidade do exercício, deve ser secundário.
Em resumo: O pace ideal depende da distância proposta. ... Provavelmente ele tem potencial para correr 10km para 52 a 53 minutos (Pace de 5:10 a 5:15 minutos/ km). Caso esteja muito mais rápido do que isso, seus 5km tem potencial de ser mais rápido.
Dessa forma, para calcular o pace basta dividir o tempo gasto para percorrer uma distância. Por exemplo, se um corredor leva 30 minutos para concluir 5 km, então seu pace é de 6 minutos por quilômetro.
Quando for completada meia hora de corrida, o ritmo deve chegar a 5min10seg por quilômetro e 4min50seg aos 40min de trabalho. Na marca de 50 minutos de tempo rodado o ritmo deve estar em 4min40seg por quilômetro acabando em 4min30seg no último quilômetro de treino.
O pace é ritmo médio de correr medido em minutos por quilômetro. Durante a corrida em alguns momentos, o atleta irá correr mais rápido, lugares planos ou declives por exemplos, e outras irá diminuir a velocidade, como em subidas.
Saber seu pace é importante para mensurar e planejar treinos, preparar estratégias e dosar o ritmo em determinados momentos de uma prova, como na largada, subidas, descidas e até na chegada. ... Sabendo o pace o corredor distribui melhor a corrida, não gastando mais energia do que deveria.
O pace é seu ritmo médio de corrida medido em minutos por quilômetro. Durante a corrida em alguns momentos você irá correr mais rápido, lugares planos ou declives por exemplos, e outras você irá diminuir a velocidade, como na subidas, o pace te mostra o tempo médio que você precisou para fazer 1km.
5 dicas para melhorar o pace
Para acostumar o corpo a manter sempre a mesma velocidade, é bom planejar os treinos com volumes correspondentes ao que você quer para cada dia. Por exemplo: acostume-se a correr tantos quilômetros em tantos minutos ou menos no primeiro treino da semana, enquanto no segundo aumente um pouco mais.
6 DICAS PARA BAIXAR O TEMPO NOS 5 KM
É melhor manter um intervalo mínimo de 45 dias a dois meses entre uma prova de 10 km e outra. Nesse período entre corridas, o treino também deve aumentar gradativamente, com alguns dias de folga logo depois da primeira prova. “Outra dica é adicionar à rotina algumas provas de 5 km”, aconselha Rodrigo.