A pesquisa dos professores parece também desenvolver neles motivação e entusiasmo em relação ao ensino, além de revalidar a importância de seu trabalho. Há ainda evidências da relação entre a pesquisa-ação e melhorias no aprendizado, comportamento e atitude dos estudantes.
Pesquisa, ensino e extensão são atividades distintas.
Hoje falaremos sobre os principais pilares das universidades públicas: ensino, pesquisa e extensão.
Ensino, pesquisa e extensão: entenda os três pilares da universidade.
O presente artigo aborda qualitativamente os três pilares constituintes da metodologia da pesquisa científica, quais sejam: o epistemológico, o lógico e o técnico.
A relação entre a universidade e a sociedade se caracteriza especialmente pela: prestação de serviço, propagação da educação e avanço cultural e social. ... Outra característica é a propagação da educação, pois a universidade profissionaliza os jovens que contribuem diretamente no desenvolvimento social.
Cursos de aperfeiçoamento: cursos com carga horária mínima de 180 horas, destinados a profissionais no exercício de uma determinada ocupação. Visam ao aperfeiçoamento do desempenho do profissional em uma função específica e oferecem certificado, contudo, possuem somente valor profissional, não acadêmico.
Os cursos de atualização são destinados aos profissionais formados que tenham interesse em rever e aprimorar seus conhecimentos técnicos, teóricos e práticos. É nessa modalidade que são apresentados os conhecimentos mais atuais da área de atuação do profissional.
Segundo o MEC, os diplomas de cursos sequenciais de formação específica capacitam seus portadores a participar de concursos públicos nos quais o edital indique como exigência a posse de “diploma de nível superior”, sem discriminar se o diploma deve ou não ser de graduação.
Após concluir um curso sequencial, posso fazer pós-graduação? Sim. ... Como o ingresso em uma pós-graduação exige a disponibilização de diploma, bem como o cumprimento das exigências da instituição de ensino, tal modalidade não permite o avanço na carreira acadêmica.
Complementação e “Transferência” para Cursos de Graduação Assim, não existe nenhum mecanismo que automaticamente transforme o certificado ou o diploma de curso seqüencial em um diploma de cursos de graduação, nem se pode falar em “complementação” dos cursos seqüenciais para transformá-los em graduação.
Os cursos tecnológicos têm duração inferior ao curso superior, na média de dois anos. Eles têm o objetivo de um estudo mais específico e mais focado. Por exemplo, não há curso tecnológico em jornalismo, mas existe um curso específico de fotografia. Os cursos sequenciais não são considerados pelo MEC como graduação.