O mesmo vale para a quantidade diária da bebida que você ingerir: não abuse! “A FDA (Food and Drug Administration) recomenda o consumo de no máximo 120ml/ dia. É recomendado também, iniciar o consumo com doses menores e ir aumentando aos poucos até que o seu organismo se acostume.
A sugestão da empresária é, depois da primeira fermentação, saborizar o kombucha com suco de fruta de sua preferência e fermentar por mais dois dias em recipiente fechado para gaseificar. Depois, deixar em geladeira para parar a fermentação e beber gelado.
Cascas de frutas cítricas: Adicione uma ou duas tiras de casca de laranja ou limão ou Ou 1 colher de (sopa) de raspas. Prefira frutas orgânicas, sem pesticidas. Gengibre: 1-2 colheres (chá) de gengibre fresco ralado ou fatiado a cada 1 litro de Kombucha Pronta.
Ao fazer o suco e peneirar acabam se formando muitos resíduos, então esse foi o motivo que me levou a aplicar a Pré Saborização. Passei a Kombucha da F1 na peneira e coloquei em um vidro. Adicionei a polpa de Maracujá e só coloquei a tampa do vidro por cima, sem rosquear. Deixei por 12h.
Em uma garrafa de vidro despeje o suco de uva, o kombucha e adicione as uvas. Agite bem para misturar e deixe descansar por aproximadamente 24 horas, para uma segunda fermentação. Leve a geladeira para gelar e depois é só servir.
Uma das regras mais importantes para fazer o kombucha fermentado de maneira segura é ter atenção a limpeza de tudo o que envolverá seu preparo , todos os utensílios que forem ter contato com o chá e o scoby devem ser fervidos e limpos com álcool 70 % e você não deve esquecer de lavar bem as mãos antes de manipular seu ...
Guarde o recipiente em um lugar escuro e que ele não seja perturbado (eu guardo no fundo de um armário) Espere cerca de 15 dias e ele estará pronto para consumo. Retire a colônia do chá com as mãos limpas e coloque-a em uma tigela limpa imersa ao chá e tampe com pano.
Você pode servir como sashimi, ceviche ou qualquer uso na culinária. Use a criatividade! O benefício de se consumir a colônia se deve ao aumento da quantidade de celulose na sua dieta. Isso ajuda a facilitar o transito intestinal e melhorar a proliferação de bactérias do bem.
Com textura semelhante à lula crua, o Scoby pode ser cortado em pedacinhos e consumido com nori, ceviche, arroz, legumes.
Misture o chá com o kombucha de garrafa. Coloque todo o chá adoçado que você preparou em um frasco grande e limpo. Depois, acrescente uma xícara (240 ml) de kombucha comercial sem sabor. Se houver um pequeno scoby se formando na própria garrafa da bebida, adicione-o também no frasco.