Conclusão: A principal causa de parada cardiorrespiratória foi a depressão respiratória. Um percentual pequeno de pacientes evoluiu ao óbito, imediatamente após a ocorrência da PCR.
As causas da parada cardiorrespiratória são várias, podendo ser resultado de: choque circulatório, choque séptico, trauma, doença cardiovascular, entre outras. Um infarto pode causar parada cardiorrespiratória, já que este pode prejudicar o músculo do coração, impedindo-o de se contrair vigorosamente.
A parada cardíaca súbita acontece quando a atividade elétrica do coração deixa de acontecer e, por isso, o músculo não consegue contrair, impedindo que o sangue circule e chegue nas outras partes do corpo....Quem tem maior risco
O infarto ocorre quando uma ou mais artérias que levam oxigênio ao coração (chamadas artérias coronárias) são obstruídas abruptamente por um coágulo de sangue formado em cima de uma placa de gordura (ateroma) existente na parede interna da artéria.
As vítimas de ataque cardíaco podem sofrer dor no peito e geralmente ficam conscientes. Ataques cardíacos são graves e podem causar PCS, mas a PCS também pode ocorrer independente de um ataque cardíaco e sem aviso. Se não for tratada imediatamente, a PCS pode causar a morte.
Quando se suspeita de um infarto deve-se seguir os seguintes passos: