A principal fonte econômica está centrada no setor terciário, com seus diversos segmentos de comércio e prestação de serviços de várias áreas, como na educação e saúde.
O relevo de Curitiba é levemente ondulado.
Entre as 100 maiores empresas brasileiras instaladas em Curitiba e região estão a Petrobras - Refinaria de Petróleo (1º); Grupo Votorantim (4º); Gerdau (7º); Ambev (12ª); além de Esso , Sadia, Copel, Robert Bosch e Siemens Brasil.
soja, milho, trigo, feijão. A agricultura no Paraná é, historicamente, uma das principais atividades econômicas desse estado brasileiro. Os mais importantes produtos da agricultura paranaense são o trigo, o milho e a soja, riquezas das quais foram obtidos recordes de safra, competindo com os demais estados.
A soja, o milho, o trigo, o feijão e a cana-de-açúcar sobressaem na estrutura produtiva da agricultura local, observando-se, em paralelo, forte avanço de outras atividades, como a produção de frutas. Já na pecuária, destaca-se a avicultura, com 26,3% do total de abates do País.
As atividades econômicas do Estado do Paraná são bastante variadas, por causa disso esse consegue se enquadrar entre os Estados de melhores economias, ou seja, os mais ricos. A economia paranaense está alicerçada na agricultura, pecuária, mineração, extrativismo vegetal e indústria.
As principais fontes de renda da economia do Paraná são a agricultura (cana-de-açúcar, milho, soja, trigo, café, mandioca), a indústria (agroindústria, indústria automobilística, papel e celulose) e o extrativismo vegetal (madeira e erva-mate).
Em 2018 o Paraná abateu 840 025 toneladas de carne suína. Em 2019 o estado apresentava aproximadamente 7 milhões de cabeças de suínos. A maior parte da produção do Paraná tem como destino a exportação, sendo que o estado concentra cerca de 15% da produção nacional de suínos.
No momento, existem 3 ferrovias que atuam efetivamente no estado do Paraná, sendo que uma delas é a Ferroeste, com um trecho principal que vai de Guarapuava a Cascavel. Além dela e mais importante, a Rumo Logística liga o interior do Paraná a Londrina, Maringá Ponta Grossa a Curitiba e depois a Paranaguá .
Podemos citar como exemplos: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.