O melhor particionador na minha opinião é o Acronis Disk Director, esse faz de tudo coma mão nas costas. Você pode usar tambem o proprio particionador do windows no w7 ou vista: Iniciar->painel de controle->Ferramentas administrativas->Gerenciamento do computador->Gerenciamento de discos.
Clique com o botão direito do Mouse em cima do disco (HD) que você pretende particionar e escolha a opção “Marcar partição como ativa”, caso ela já esteja marcada vá para o próximo passo. 4. Clique novamente com o botão direito do Mouse no disco (HD) escolhido e escolha a opção “Diminuir Volume…”.
Ao se particionar um HD você pode instalar mais de um sistema operacional em seu computador. Por exemplo, em uma partição você pode instalar o Windows e na outra alguma distribuição Linux, como a Ubuntu.
Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no espaço não alocado no lado direito da linha de status do disco e clique em Novo Volume Simples. Siga as etapas no assistente de partição para concluir esse processo.
Endereçamento de bloco lógico (em inglês: logical block addressing [LBA]) é um esquema comum usado para especificar a localização de blocos de dados armazenados em dispositivos de armazenamento de computador, geralmente sistemas de armazenamento secundário como unidades de disco rígido.
Para corrigir isso, clique com o botão direito sobre a unidade do Hd externo e selecione Estender Volume e escolha o máximo tamanho disponível e clique em Concluir (que será o tamanho do Espaço não alocado), voltando ao tamanho normal total da unidade.
Ainda no gerenciamento de Disco, vá na partição que deseja excluir e, com o botão direito clique em "Excluir unidade Lógica". Clique em sim. Depois, na mesma unidade, clique em excluir partição. Depois é só formatar o disco todo e ser feliz!
Como formatar HD Externo via USB
Verifique a partição que você não quer, clique com o botão direito do mouse na letra de unidade que você deseja excluir, e selecione a opção Excluir Volume. A partição será excluída e novo espaço livre será designado.
Iniciar -> Executar -> cmd -> Enter. Anote o número do disco do qual você deseja excluir a partição. Este comando irá selecionar o disco n do qual você deseja excluir a partição. Anote o número da partição que você deseja excluir.
Botão direito em "Computador" escolha Gerenciar > Gerenciamento de Disco > Botão direito na partição que deseja e "Excluir".
Agora verá a partição ainda configurada no seu disco, ou seja a partição em especial a de Recuperação. Digite agora o comando select partition X (X=número da partição). Pressione Enter para confirmar. Em seguida digite o comando delete partition override para remover a partição selecionada.
Se você deseja remover a partição de recuperação do seu PC e liberar espaço em disco, toque ou clique em Excluir a partição de recuperação . Em seguida, toque ou clique em Excluir . Isso liberará o espaço em disco usado para armazenar sua imagem de recuperação.
Você pode apagar uma partição de recuperação sem afetar o sistema operacional em execução. No entanto, para diferentes usuários de computador, oferecemos diferentes sugestões: Para usuários comuns, é melhor manter a partição de recuperação, uma vez que ela se encontra no disco rígido e não ocupa muito espaço.
"Não é possível excluir uma partição protegida sem o parâmetro de proteção de força definido." Este é um aviso do Windows que você precisa ter a certeza de que deseja excluir esta partição. ... Cada versão do Windows 10 consumirá mais de 1/2 GB de espaço, deixando recuperações antigas após a adição da nova.
Selecione a partição, digitando “select partition X“ (onde X é a partição em questão) Por fim digite “inactive” Para sair digite “exit”
Converter usando a interface do Windows
Converter usando a interface do Windows
Causas do "O disco selecionado é do estilo de partição GPT"
É possível realizar a tarefa por meio do Prompt de Comando ou, de forma simples, usando uma ferramenta como o MiniTool Partition Wizard - basta clicar sobre o volume e alterar o tipo de GPT para MBR. Se o computador não estiver funcional, é possível fazer a alteração por meio do CD de instalação do Windows.
Localize o disco que você deseja verificar na janela Gerenciamento de Disco. Clique com o botão direito do mouse e selecione “Propriedades”. Clique na guia “Volumes”. À direita de “Estilo de partição”, você verá “Master Boot Record (MBR)” ou “GUID Partition Table (GPT)”, dependendo de qual disco está usando.
Os discos em MBR, por exemplo, são melhores para computadores antigos, sem as BIOS UEFI ou com sistemas operacionais anteriores ao Windows 8.
Opção 1 – Como verificar se o computador suporta BIOS ou UEFI:
O Unified Extensible Firmware Interface (UEFI), em português Interface Unificada de Firmware Extensível, é uma especificação que define uma interface de software entre o sistema operacional e o firmware da plataforma. ... A especificação original EFI (Extensible Firmware Interface) foi desenvolvida pela Intel.