A banha de porco é mais resistente quando aquecidos do que azeite. A gordura saturada tolera um aquecimento maior e não muda as suas características. Por isso, pode ser uma boa pedida ao fazer itens refogados, no início do preparo dos alimentos. Já o azeite e alguns óleos vegetais são menos resistentes.
Composta de gordura saturada, monoinsaturada e poliinsaturada, a banha de porco apresenta benefícios à saúde, por conter vitamina A, importante para os olhos e na renovação de células; vitaminas do complexo B, que ajudam a fortalecer a imunidade além de regular a produção de energia no organismo; e betaína, importante ...
Cozinhar com banha de porco é mais saudável do que com óleos vegetais, diz especialista. Assim como a manteiga, o azeite e óleo de coco, a banha de porco é rica em graxos monoinsaturados, ou seja, é mais estável ao ser submetida ao calor, sendo mais difícil de sofrer oxidação.
Você pode utilizar a banha para fazer qualquer receita: refogados, assados, caldos, frituras, sopas e molhos. Ela não modifica o sabor da comida e, quando a utilizamos para fritar, deixa os alimentos bem crocantes e sequinhos. Experimente utilizar essa gordura animal nas suas preparações culinárias!
Estudos científicos revelam que banha de porco vence óleo de soja em vários índices e dosagens de colesterol; produtora de banha suína defende retorno saudável à tradição.
azeite de oliva
azeite
Gorduras “boas” Auxiliam a manter níveis corretos de colesterol, reduzindo o colesterol conhecido como ruim (LDL) e aumentando o colesterol conhecido como bom (HDL); Reduzem os triglicerídeos sanguíneos; Previnem doenças cardiovasculares; Melhoram a circulação sanguínea.