As principais matérias-primas usadas na produção de ferros fundidos cinzentos são o ferro-gusa, a sucata de aço e ferros fundidos, retornos de processo e ferro ligas.
O ferro fundido é uma liga de ferro em mistura eutética com elementos à base de carbono e silício. Forma uma liga metálica de ferro, carbono (a partir de 2% a 7%), silício (entre 1 e 4%), podendo conter outros elementos químicos.
O ferro fundido é obtido a partir do ferro-gusa. O ferro-gusa é uma liga de ferro e carbono, contendo de 3,5 a 4,5% de carbono e outros elementos (silício, manganês, fósforo, enxofre).
A transformação do gusa em ferro fundido acontece em dois tipos de fornos: o forno elétrico e o forno cubilô. No forno elétrico, o processo é semelhante ao de produção do aço.
Os elementos que mais influem na estrutura são o carbono e o silício, como se pode depreender de tudo o que foi exposto até o momento: o carbono determina a quantidade de grafita que se pode formar e o silício é essencialmente elemento grafitizante, favorecendo a decomposição do carboneto de ferro; sua presença, ...
O Silício influencia nas propriedades mecânicas do ferro fundido dúctil à temperatura ambiente através da formação de solução sólida e endurecimento da matriz ferrítica.
O ferro fundido nodular é utilizado na indústria para a confecção de peças que necessitem de maior resistência ao impacto em relação aos ferros fundidos cinzentos, além de maior resistência à tração, resistência ao alongamento e escoamento.
A grafita, também denominada de grafite (do inglês graphite) tem grande importância na qualidade dos ferros fundidos. A correta morfologia da grafita irá determinar, por exemplo, o alongamento (A%) e a estricção (Z%) do material que são propriedades que definem a dutilidade e a tenacidade do ferro fundido.
A forma esferoidal da grafita permite ao ferro fundido de grafita esferoidal atingir resistências da ordem dos aços. Assim, a resistência a tração destes ferros tem variação de 40 a 90 Kgf/mm² e o alongamento de 2% a 25%.
O ferro fundido se destina a aplicações, nas quais não exige tenacidade, como por exemplo tampa de esgotos, panelas e blocos de máquinas. O aço devido aos elementos de liga possui boa tenacidade, o que lhe dá uma gama imensa de aplicações. Atualmente podemos encontrar dois tipos de aço, o aço carbono e o aço liga.
Aços mais utilizados Os mais utilizados na construção civil são o Aço CA-50 e CA-60. Depois de calcular os esforços da estrutura, o engenheiro define os diâmetros do aço que será utilizado nas armações, qual a quantidade a ser utilizada em cada viga, pilar ou fundação e outras particularidades do projeto.
Elevada resistência ao desgaste e à abrasão; Amortecimento de vibrações; • Componentes de grandes dimensões; • Peças de geometria complicada; Peças onde a deformação plástica a frio é inadmissível. Baixo ponto de fusão; • Elevada dureza e resistência ao desgaste; • Boa resistência à corrosão; • Baixo custo.
O aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono acima de 2,11%.
O percentual de carbono é o que determina a resistência e quantidade de pressão que uma liga dessas pode aguentar. Como o Ferro Fundido tem mais carbono, é mais duro e resistente que o aço, mas é menos maleável e transformável.
São diversas as características que tornam os dois elementos diferentes. A primeira delas é que, enquanto o ferro, conhecido como “Fe” na tabela periódica é um metal puro, o aço é a “mistura” do ferro (Fe) com o carbono (C).
As ligas de ferro fundido por terem em sua composição mais átomos de carbono, são mais duros e resistentes que o aço, mas com uma menor ductilidade (capacidade de ser deformado/transformado), sendo usado em objetos que necessitam de mais estabilidade dimensional, além de ser um material amplamente fabricado, o que o ...
Explicar por que o ferro fundido cinzento é pouco resistente e muito frágil, quando comparado ao aço? ... O enxofre e o fósforo são elementos prejudicais ao aço, pois acabam por intervir nas suas propriedades físicas deixando o aço quebradiço.
Segundo a ABTN (303), os ferros fundidos são designados pelas letras FC, indicativas de “ferro fundido cinzento”, seguindo-se dois algarismos representativos do limite mínimo de resistência à tração.
A principal razão é que poucas peças estão envolvidas e o fundido tende a ter melhor soldabilidade. No forjamento o metal sólido é forçado na cavidade da matriz, na fundição o metal é vazado na cavidade do molde. O líquido pode preencher facilmente todas a partes da cavidade.
As peças forjadas são aquelas feitas por meio de tarugos de aço que passam por aquecimento (a quente) e pressão mecânica para adquirirem o formato ideal. Há também o forjamento a morno e a frio.
O Aço forjado é obtido através de lingotes de aço que são submetidos ao aquecimento e grandes pressões mecânicas até que o metal adquira o formato desejado. Diferente de outros materiais, o aço não é forjado à frio, sua dureza impede que ele seja trabalhado dessa maneira.
Esta técnica é utilizada para confeccionar lâminas, em todos os seus detalhes, como largura, formato e espessura, por meio da remoção de material da barra de aço, por meio do uso de lixas e materiais abrasivos, ao invés de trabalhar sua sua remodelagem, como é feito na forja.
Opções de Parcelamento: à vista R$ 1.
1. Trabalhar ou fazer na forja (ex.: forjar o ferro). 2. [Figurado] imaginar, inventar, maquinar.