O compliance também garante maior qualidade na atividade empresarial e economia de recursos, afinal evita gastos com multas, punições e cobranças judiciais. Ele é ainda um agente de fortalecimento da marca no mercado quando comprova a seriedade e a ética da organização.
Originado do verbo “to comply”, significa “agir de acordo com uma regra, uma instrução, lei interna, um comando ou um pedido”. Ou seja, muito resumidamente, estar em compliance significa estar em conformidade com as leis e normas – tanto internas de uma instituição ou país quanto externas.
Dessa forma, trata-se da área que cuida, para que uma empresa cumpra com as leis e normas pertinentes ao seu setor de atuação, principalmente aquelas que podem trazer grandes riscos financeiros e reputacionais, como a Lei Anticorrupção brasileira, FCPA (lei anticorrupção norte-americana) e UKBribery Act (lei ...
O compliance na saúde diz respeito ao cumprimento de regras e determinações referentes ao segmento, com cada instituição, seja uma clínica médica ou hospital, seguindo políticas internas, de acordo com o meio.
Para implementar as ações de compliance na empresa, o ideal é contar com um departamento voltado para isso. Além do agente de compliance, é interessante que o time tenha profissionais qualificados nas áreas de Direito, Contabilidade, Finanças e Administração.
Na maioria das vezes, limitamo-nos a respondê-la, esclarecendo que Compliance é a tradução do verbo inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou pedido. Ou seja, explicamos que Compliance significa “conformidade”.
"Compliance" é um termo inglês da área do direito. ... Segundo o professor da Escola Paulista de Direito (EPD) Luiz Eduardo de Almeida, a principal diferença entre o compliance nas esferas pública e privada está na liberdade. Por terem caráter privado, as empresas possuem mais autonomia na administração.
O compliance é essa ferramenta que, nos dias atuais, acaba por incentivar uma cultura de integridade, internalizando um padrão ético a ser seguido por todos os integrantes do órgão público, com o fim precípuo de prevenir e impedir desvios de toda a ordem.
O objetivo final da governança pública deve ser sempre entregar serviços públicos de excelência para a sociedade....Cada um desses componentes possui práticas a eles atreladas.
Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
Os desafios da governança pública
O Decreto nº 9.
Acompanhe nove passos para consolidar a governança em uma scale-up:
Continue a leitura para conferir também um passo a passo de como implantar governança corporativa:
Quatro princípios regem as boas práticas de governança corporativa: a transparência, a equidade – entre os sócios e stakeholders – a prestação de contas e a responsabilidade corporativa.