As religiões podem também ensinar valores importantes, contribuindo com a humanização dos indivíduos, como por exemplo, a aceitação fraterna das pessoas, o exercício do diálogo, da valorização da vida, da caridade, da solidariedade, do sentimento do amor que se manifesta por meio de atitudes de respeito e carinho para ...
Religiosidade é expressão ou prática do crente que pode estar relacionada com uma instituição religiosa. Já Religião é composta por determinadas crenças e ritos, compreendida como meios que levam à relação com o transcendente.
A religião pode ser definida como um conjunto de crenças e práticas sociais relacionadas com a noção de sagrado. A religião é um dos fenômenos mais importantes entre aqueles pertencentes exclusivamente ao ser humano.
Segundo o filósofo Luiz Felipe Ponde, cada religião apresenta uma crença ou filosofia. Mesmo não sendo iguais, compartilham uma característica: acreditam no sobrenatural, forças que não vemos, mas que controlam as nossas vidas. “Aparentemente, a maior parte da humanidade é religiosa.
A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo Romano (subordinado ao bispo romano), a Ortodoxia Oriental (se dividiu da Igreja Católica em 1054 após o Grande Cisma) e o Protestantismo (que surgiu durante a Reforma do século XVI).
As diversas igrejas existentes se alinham a três grupos principais: os históricos (formados principalmente por batistas, presbiterianos, metodistas e congregacionais),1 os pentecostais (Assembleia de Deus, Congregação Cristã no Brasil…) e os neopentecostais (Universal do Reino de Deus, Igreja da Graça, Renascer, Poder ...
Os principais grupos protestantes começaram a se estabelecer na América do Sul no século XIX. Os luteranos estabeleceram a primeira congregação no Brasil em 1824. Os presbiterianos se instalaram “na Argentina em 1836, no Brasil em 1859, no México em 1872, e na Guatemala em 1882.