EQST

Qual A Histria Da Pandemia?

Qual é a história da pandemia?

Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos.

Quando começou as doenças entre os homens?

Trata-se de um fiel relato de como a espécie humana resistiu aos ataques dos microorganismos que habitam o planeta há quatro bilhões de anos.

Como as doenças eram tratadas antigamente?

No início do período, não havia uma orientação médica única e organizada. Se uma pessoa adoecesse devido a um trauma ou doença poderia buscar tratamento no curandeirismo, num benzedor, na astrologia, através de encantamentos e misticismo ou finalmente procurar um médico consagrado, se houvesse um disponível.

Quem trouxe as doenças para o Brasil?

Os índios, desde o início da colonização portuguesa em 1500, sofrem com as doenças trazidas pelos não indígenas. A convivência com estes resultou, e ainda resulta, em doenças graves, com altas taxas de mortalidade entre os povos indígenas.

Desde quando existem pandemias?

Já em 1580, existem relatos da primeira pandemia de gripe, que se espalhou por Ásia, Europa, África e América. Séculos depois, em 1889, a Gripe Russa foi a primeira a ser documentada com detalhes, com proliferação inicial de duas semanas sobre o Império Russo e chegando até o Rio de Janeiro.

Quando surgiu o termo DST?

A primeira epidemia de DST: a história da doença sexual que levou Europa a culpar a América no século 16. Em 1509, o jovem soldado alemão Ulrich von Hutten contraiu uma doença desconhecida quando estava na Itália. Ele sofreu com os sintomas por dez anos.

Como surgiu as doenças no Brasil?

O histórico de epidemias do Brasil surge com a vinda dos portugueses, tendo como a primeira epidemia relatada a varíola em 1563, afetando principalmente os indígenas por nunca terem tido contato com a doença e usarem pertences pessoais e roupas dos europeus contaminados.

Quais as doenças Endemicas no Brasil?

Essas doenças foram e são, a malária, a febre amarela, a esquistossomose, as leishmanioses, as filarioses, a peste, a doença de Chagas, além do tracoma, da bouba, do bócio endêmico e de algumas helmintíases intestinais, principalmente a ancilostomíase.

Qual é a diferença de epidemia pandemia e endemia?

A epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país.

Porque o coronavírus é considerado uma pandemia?

“A OMS tem tratado da disseminação em uma escala de tempo muito curta, e estamos muito preocupados com os níveis alarmantes de contaminação. Por essa razão, consideramos que o Covid-19 pode ser caracterizado como uma pandemia”, afirmou o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom.

Quando começou a Covid no Brasil?

O Brasil identificou a primeira contaminação pelo novo coronavírus no final de fevereiro de 2020, enquanto a Europa já registrava centenas de casos de covid-19. A declaração de transmissão comunitária no país veio em março, mês em que também foi registrada a primeira morte pela doença.

Como as sociedades antigas justificavam o surgimento das pandemias?

Conforme a professora Lyra, algumas situações vivenciadas em pandemias altera os hábitos de toda a sociedade ao longo da história. Nos séculos passados, o surgimento de muitas doenças epidêmicas estava associado também à falta de higiene. Assim, os costumes higiênicos foram mudando.

Qual a origem das DSTS?

Nas primeiras civilizações, o culto aos deuses era intenso. Nessas civilizações, a promiscuidade era algo comum, sendo esse, um dos motivos para o surgimento dessas doenças. Desta forma, o termo doenças venéreas tem sua origem na História Antiga, em referência à Vênus, a deusa do amor.

Qual a DST mais antiga do mundo?

Mas pesquisadores brasileiros questionam o consenso e apontam uma origem mais antiga: a sífilis teria emergido entre 16,5 mil e 5 mil anos atrás.