Além de ser uma região muscular que auxilia constantemente na caminhada (locomoção), postura e equilíbrio do nosso corpo, tem a importante função de bombear o sangue de volta para o coração, fazendo com que o sangue retorne contra a gravidade em direção a ele.
A dor na panturrilha, conhecida popularmente como "batata da perna" é um sintoma muito comum em qualquer idade, podendo surgir devido a diferentes fatores. Porém, na maioria das vezes ela é provocada por atividade física intensa, sendo muito comum durante a corrida, por ser o músculo mais utilizado neste exercício.
3. Panturrilha isolada
COMPRIMENTO DA PERNA: medir a lateral da perna iniciando na reta do umbigo até o chão. COM SUAS MEDIDAS EM MÃOS É SÓ CONFERIR COM AS MEDIDAS QUE ESTÃO DISPONIVÉIS NA DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS PARA SABER QUAL O MANEQUIM É MAIS ADEQUADO PRA VOCÊ.
Passo 1: Tire a medida da circunferência do tornozelo acima do Maléolo(osso do tornozelo). Passo 2: Tire a medida da circunferência da panturrilha(na parte mais larga). Passo 3: Tire a medida da altura, iniciando do chão até 2 dedos abaixo do joelho(conforme a seta da imagem).
Como medir a circunferência do pescoço Para medir o tamanho do pescoço deve-se ficar de pé e passar a fita métrica em volta do pescoço, posicionando-a exatamente no meio do pescoço. A medida ideal da circunferência do pescoço é de até 37 cm para homens e de até 34 cm para mulheres.
a) Circunferência do Braço (CB): representa a soma das áreas constituídas pelos tecidos ósseo, muscular e adiposo do braço. É muito utilizada na prática clínica, tanto a medida isolada, quanto em combinação com o valor de PCT para diagnosticar alterações da massa muscular corporal total.