Tropomiosina é uma proteína longa e fina, constituída por duas cadeias polipeptídicas enroladas em forma de hélice, que se liga à actina durante o processo de contração muscular. ... A tropomiosina é a responsável pela cobertura dos locais de ligação da actina G à miosina.
Dentre os tipos de proteínas que formam os filamentos intermediários, as queratinas formam o maior grupo. Mais de 20 tipos de queratina já foram identificadas em células epiteliais humanas e outros 10 tipos em cabelos e unhas. Cada tipo de epitélio possui determinados tipos de queratina.
Filamentos intermediários Sua principal função é permitir que as células resistam a choques mecânicos sem sofrer lesão ou lise (quebra da membrana plasmática celular). Por isso, os filamentos intermediários são o componente mais resistente do citoesqueleto e não sofrem alterações de tamanho e forma.
Os centríolos são organelas citoplasmáticas comuns nas células eucariontes. ... Eles ficam localizados nas proximidades do núcleo (região denominada centrossomo) onde estão dispostos aos pares e perpendiculares um ao outro.
O centríolo consiste em uma organela presente em células eucariontes sem revestimento de membranas as quais participam no processo de divisão celular e também na formação de cílios e flagelos.
Eles são estruturas citoplasmáticas ligadas à membrana plasmática das células. Os cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células, tendo origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras (dineínas) formando um conjunto de microtúbulos.
Resposta. A estrutura celular responsável pela formação do fuso mitótico é o cito esqueleto.
Os centríolos são estruturas celulares que auxiliam na divisão celular (mitose e meiose). Possuem, portanto, a capacidade de duplicação durante o ciclo da divisão celular, organizando o fuso acromático. Após o processo de duplicação, os centríolos migram em direção aos polos da célula.
cloroplastos